segunda-feira, 21 de novembro de 2016

QUEM ESTÁ À SUA VOLTA... SOMA, DIVIDE OU SUBTRAI ?

     Diferenças, divergências, convergênias e semelhanças, mas cada um na sua.

     Você já parou para prestar atenção no universo de pessoas que compõem o seu meio social ?

      Você sabe reconhecer amigos, colegas, conhecidos...  ?

      Existem pessoas que pedem conselhos no âmbito amoroso, chegam até você, "malham" sem dó o(a) outro(a), expõem intimidades e problemas, você emite a sua opinião,e minutos, horas ou até dias depois, quem choramingava para você está em declarações de amor para o objeto das reclamações.

     Existem pessoas que reaparecem quando precisam de algo, ou quando querem algo, capazes de ficar distantes sem problema algum, mas quando precisam retomam a "amizade" como se nunca tivessem se afastado.

         Existem pessoas.... ( estas são as mais perigosas à meu ver ), que tem aquele popular "olho gordo", pessoas que não merecem mesmo saber de cada passo que damos, de cada degrau que avançamos, lembre-se, muitos torcem pelo seu fracasso, poucos torcem pelo seu sucesso, é preciso saber diferenciar, isso não se vê, mas é possível sentir.

     Existem pessoas que separam as... amizades(?) por nichos, castas, interesses.
     Não misturam os circulos sociais por onde caminham, mantém tudo separado, pois dependendo do momento que vivem, cada círculo terá a sua utilidade e valor.

     Existem pessoas que esquecem dos amigos quando entram em um relacionamento, afastam-se, deixam de conviver seja qual for a situação, mas quando o relacionamento acaba...  reaparecem com força total, cobrando aquela amizade, a presença, e querendo cada vez mais "eventos sociais" como se não houvesse amanhã.

    Existem pessoas que caminham por vários grupos, mas que falam mal de todos, são aqueles que quando estão com o gurpo "A" falam mal dos grupos "B" e "C", quando estão com "B", falam mal dos outros dois grupos, e assim por diante.

     Existem aqueles que na falta de programa melhor, ou do que fazer, ressurgem animados, mas basta um programa que a pessoa considere um pouco mais... "chique" ( só rindo mesmo ),e somem de novo.

     Existem pessoas que precisam de destaque, seja pela bebedeira e "teoricamente" o descontrole falando tudo sobre tudo e todos, agindo de maneira inconveniente, elevando a voz, rindo de tudo e todos, ou seja buscando os holofotes à qualquer preço.

      Existem pessoas que buscam saídas químicas de toda espécie para sentirem uma certa adequação, mas ficando na verdade inadequados, preenchem até falsos vitimismos com essa tal... "química", que serve de desculpa para falarem aquilo que tem coragem de pensar mas que limpos ou sóbrios, não expõem.

      Existem pessoas que julgam-se donas da verdade ( já sei... e aí alguns dirão " tá e você que escreveu isso tudo, pensa que é melhor do que os outros para julgar ?" Excelente questão... pois na verdade só observei, e retrato aquilo que certamente pode ter acertado o calo de quem pensou nesta pergunta, não julguei, eu tenho tantos defeitos, que faltaria memória no computador para elencá-los, além disso... criticas construtivas, visões contrárias e tudo aquilo que eu esqueci de mencionar sempre me servirão de lição ) e não aceitam visões contrárias, nem mesmo se embasadas na realidade ou em fatos. ( principalmente no que diz espeito à política )

       Existem pessoas que posam de corretas, mas que julgam tudo e todos com pesos e medidas bem diferentes, sem observar a situação de fora e de maneira imparcial, sem isenção, são estas pessoas que quando consultadas por aqueles que estão vivendo algum problema, tomam partido e julgam a outra parte sem dó nem piedade, sem ouvir ou até mesmo observar o outro lado.

       Existem pessoas que não conseguem ficar sozinhas, precisam de aceitação social, precisam preencher aquele campo do "relacionamento" nas redes sociais à qualquer custo, à qualquer preço, e depois... não sabem como sair de relacionamentos absurdos, e inadequados.

       Existem pessoas capazes de julgar o valor de alguém pela facilidade que esta pessoa traz à tiracolo para conseguir convites, camarotes, ou posição de destaque.

         Existem pessoas que estendem a mão diante de todos, quando estão em grupo, que alardeiam isso sem parar, que deixam "vazar" esta informação esperando reconhecimento.

       Existem golpistas, picaretas, caras de pau, pessoas inconvenientes estando sóbrias ou não... mas... sejamos justos.

 __________________________________________________________

       Ainda bem que existem aquelas pessoas que preocupam-se com as outras, pessoas que não ficam preocupadas em dizer que "ajudaram" este ou aquele, pois o fazem de maneira abnegada e por ser algo natural, pessoas que observam que aprendem, que pedem desculpas quando erram, que só emitem realmente uma opinião depois de pesar todos os lados e fatos, e que tem sempre uma palavra amiga, de conforto, que não discriminam ninguém por posição social, que não fazem distinção entre grupos, que estão presentes para sentar na praça e jogar conversa fora, ou participar da balada mais desejada, pessoas que não se preocupam se o amigo leva uma vida simples ou se vive cercado de luxo, ainda bem que existem estas pessoas, que choram, que se abrem, que são verdadeiras e que encantam... são estas que eu realmente chamo de AMIGO(A) na acepção mais completa da palavra.
__________________________________________________________

          ( Se estamos ligados de alguma maneira... agradeço por isso )
     
    FELICIDADE É PODER REUNIR AMIGOS EM QUALQUER OCASIÃO, SOB QUALQUER PRETEXTO, SABENDO QUE ESTES ESTÃO PRESENTES POR VOCÊ...E NÃO PELA "SELFIE", OU PARA REGISTRAR SEU "CHECKPOINT" DEPENDENDO DA OCASIÃO.

        Eu agradeço pelos amigos que possuo, alguns provenientes de amizades que vem de longa data, quase 30 anos... outros com menos décadas, mas que marcam pela presença agradável, amigos que moram do outro lado do mundo, que vivem no velho continente, que moram perto de casa, amigos de caserna... ,pessoas que sempre me receberão como membro da família se eu tocar a campainha,e que receberei com o mesmo carinho em casa.
        Pessoas fantásticas que chegaram à mim pela rede social ( e vejam bem, conheço cerca de 80% daqueles que estão em minha página ), que conheço pessoalmente ou não, e que tenho por meta conhecer ainda.

       Eu não sei nada, preciso aprender muito ainda, observar muito, mas posso dizer com a consciência tranquila, que não despejei uma crítica aqui, mas sim aquilo que sempre observo e que aprendí a duras penas, pesa negativamente, que suga energia, e que não compensa levar pelo caminho.

      PESSOAS QUE SOMAM... VEM PARA O NOSSO MEIO COM "BAGAGEM".

      PESSOAS QUE SUGAM, QUE PESAM... TRAZEM APENAS SEU "LASTRO" EMOCIONAL.

      Agora... sejamos sinceros, quantas pessoas como as que descreví, estão próximas ou convivendo com você,e deixando aquele ar pesado, aquele clima desagradável ?

      Você precisa de lastro em sua vida ? Só para pensar...   .

       Muitos podem ver inúmeros defeitos em mim, podem até sentir algo de ruim estando próximos a mim, é aí que entra aquilo que procuro praticar sempre, colocar-me no lugar da pessoa.

        A vida é um grande livro, a capa e o prefácio surgem quando nascemos, e devemos sempre retratar com dignidade e verdade os personagens que passam por nossas vidas, pois não chegaram à nós por acaso, tiveram seu papel ou ainda o terão,  independente do papel que desempenham ou desempenharam, devem ser retratados com verdade, com justiça, pois certamente mudaram em algum ponto os rumos da nossa história, quando chegarmos a contracapa revendo as linhas que escrevemos, reviveremos dramas, comédias, suspense, terror... mas se seremos lembrados como best sellers... isso só a maneira como passamos pelos capítulos dirá.


             Se estamos ligados de algum modo... agradeço.
        

Um comentário:

  1. Eu nem sei bem o que deixar aqui. Estou surpresa em me encontrar, em vários parágrafos aqui citados. A verdade dói mas, temos que ter uma válvula de escape. Precisamos de afeto, um abraço demorado quem sabe..
    Obrigada ao autor por cada linha. Estou aqui, nesse texto!

    ResponderExcluir

Seu comentário faz parte da evolução de todos nós, critique, brigue comigo, concorde, discorde, estou aqui para aprender...