quinta-feira, 19 de maio de 2011

NENHUM ADEUS É DEFINITIVO...

   Nada mais triste do que perder alguém, do que sentir que aquela pessoa não estará nas próximas reuniões, festas, que a voz e a presença física não serão mais sentidas.

  A vida não acaba, ela se transforma, ela muda continuamente, evolui, e estamos todos aqui para evoluir, aprender, e melhorar com o tempo.

  Meu avô faleceu dias antes do meu aniversário, foi um choque vê-lo na UTI, inerte, aquele homem que tanto ensinou à todos, que tanto fez por todos, nos deixou. Dói claro... mas eu prefiro acreditar que estas pessoas que sempre nos amaram e cuidaram do nosso caminho, na verdade não se foram, apenas sumiram no horizonte, e como um navio, ele continua navegando só não está mais ao alcance dos olhos.

 Conheço pessoas que passaram por isso recentemente, e gostaria de compartilhar um trecho de uma carta que enviei ao meu avô quando ele completou oitenta anos.

  "...agradecemos sempre pelo apoio e suporte que deu à todos.
      Não é fácil continuar acrescentando experiências, vivências e ainda preocupando-se com todos, só posso dizer que agora deve descansar, pois já navegamos nestes oceanos que a vida nos apresenta, com suas tormentas e calmarias, mas sempre lembrando das lições de quem nos ensinou os segredos do sextante.
   Não importa quão difícil seja navegar por esta vida, sempre teremos em mente as instruções de quem sempre capitaneou à todos, de maneira correta, e sempre passando os cuidados necessários para continuarmos com segurança..."

   Estes que nos deixaram, são como navios que somem no horizonte, porque não os vemos, não quer dizer que não estejam lá, apenas singram outros mares agora, visitam outros portos onde só os escolhidos podem aportar.
   Partiram para sua nova jornada, sabendo que vamos olhar para trás, para os ensinamentos que recebemos, e que vamos usar o sextante que deixaram, para nos guiar sempre da melhor maneira possível, todas as lições ficaram, talvez algumas tenham passado despercebidas, mas estão lá, em nossos "guardados", basta procurar.
   A ausência física é amenizada pela crença de que um dia nos cruzaremos em algum porto além do horizonte, e que aquele abraço que sempre nos confortou irá nos receber, e novos ensinamentos virão.

  Nenhum adeus é definitivo, nenhuma partida é definitiva... a unica coisa que fica, e que é para sempre, é o que fica de bom, o que estas pessoas especiais deixam para nós, confiando em nosso bom senso no comando desta Nau que navega ao sabor das nossas decisões.

  Deixo para os amigos que perderam alguém... que na realidade não perderam, apenas... não estão ao alcance dos olhos.

  E para estas pessoas especiais que agora navegam além do horizonte, deixo o meu... "até breve".