quarta-feira, 1 de junho de 2011

QUEM CERCA... LIBERTA. RELACIONAMENTO NÃO É AMARRA.

    Pensamento interessante... algo que me veio à mente hoje, "quem cerca... liberta", na verdade quem cerca acaba perdendo.
    A liberdade é o melhor elo... é na verdade o elo mais forte de qualquer corrente, a liberdade garante a presença muito mais do que muros, cercas, correntes... não importa a analogia usada, aquele que "cerca" simplesmente liberta, ao menos é assim que eu vejo, e vou explicar o porquê.

   Quando alguém deixa aquela sensação de "opressão", abre uma porta que não se fecha mais, daí a empurrar o oprimido porta a fora é muito fácil.

    
   Antes de tentar controlar... de achar que isso é possível, é preciso entender algo, existe uma relação? Na acepção completa da palavra? Pode existir na cabeça de um dos lados, mas e o outro lado...?


   Existem pessoas que tentam controlar através de palavras, atitudes, criando situações... e tudo isso só afasta o objeto do controle, mas as pessoas controladoras não conseguem ver isso. Algumas pessoas não conseguem conter a necessidade de cercar, enfiam os pés pelas mãos (em português claro) e tentam aproximar-se de todas as pessoas que possam "ameaçar" sua suposta relação... sim, suposta relação, porque isso não é uma relação normal.

   Quando escrevo à respeito de ciúme, controle, relacionamentos em geral, sempre toco neste ponto, afinal é o que abala a base de qualquer relacionamento, e tudo o que foi "erguido" até este momento, fica condenado, pronto para ruir.

   Cercar alguém é o mesmo que libertar, é o mesmo que dizer "vá", porque  é o que acontece, é uma falta de maturidade e de preparo para um relacionamento que simplesmente anula qualquer coisa boa, qualquer benece que esta relação possa ter oferecido um dia.

   Cada situação é unica, opiniões, fatos, atos, tudo isso deve sempre ser levado em consideração à partir do início da relação, se o passado parece interessante, notar a manutenção de idéias e opiniões pode demonstrar algo que se a pessoa preocupada em controlar não nota, (a "sinceridade", ou que não é alguém "voluvel") com certeza alguém nota, outra pessoa notará, não é concorrência, é seleção natural.

   Pessoas que vivem de remoer ou buscar o passado, só tem a sensação de controle da situação, conhecer os fatos exige maturidade para digeri-los, caso contrário, a seleção natural se encarrega de tudo, por isso eu acredito que a melhor maneira de ter alguém interessante por perto, é não criando amarras e laços, nascemos para viver em sociedade, mas não amarrados. O estar com alguém não é "amarra", é opção, mas se este alguém não compreende, é como foi dito anteriormente, cercou... está libertando.

     E para piorar, como se não bastasse o ato de tentar "cercar", este normalmente vem atrelado a terrível crença de que seja possível "mudar" o outro. Por isso se a relação começou com jogo limpo, se você sabia como a pessoa era quando começou,e se isso foi o que te encantou, à não ser que o encanto seja resultado de uma bebedeira, preste atenção, pois quando é realmente a pessoa certa, ninguém pensa... "queria que ele(a) mudasse"... até porque, se a pessoa "muda", deixa de ser quem te encantou e aí as coisas podem se complicar demais. Quando além de "cercar", vem aquela tentativa de "mudar" a pessoa, sinto muito, mas é melhor parar neste ponto.

   Todos somos livres em espírito, e em nossos corações. Cercas, laços... nada disso resolve, pois podem mantê-lo fisicamente no lugar, mas sua alma não estará ali, seja qual for a situação, o que importa é que ninguém é dono de ninguém... e se achar que o é, só demonstrará uma coisa, falta de respeito, será um sentimento de posse, e isso não é amor, não é amizade... será apenas um capricho.

  Antes de cercar, erguer muros, tentar manter alguém pela pressão, pense se vale à pena, o prisioneiro na verdade é aquele que pensa estar controlando, mas que no fundo acaba vivendo em função de manter tudo sob controle, e é quem mais fica sem chão quando o outro sai pela porta.

 PARA AQUELES QUE SENTEM-SE SUFOCADOS NA RELAÇÃO, E PARA OS QUE SENTEM A NECESSIDADE DE "CERCAR" O OUTRO, MESMO QUE INVOLUNTARIAMENTE E SEM MALDADE, UM ALERTA... QUANDO É VERDADEIRO NÃO É NECESSÁRIO CERCAR. CONFIANÇA É A BASE DE TUDO. TODA CERCA TEM SEU PONTO FRACO... PENSE NISSO.

QUEM PERDE TEMPO ERGUENDO CERCAS SEMPRE ESQUECE A PORTEIRA ABERTA...

 "Lembre-se... o pensamento e o desejo vão muito mais longe do que o corpo aprisionado poderia ir se não fosse esta sua condição."(T.Marques)