terça-feira, 19 de abril de 2011

PESSOA CERTA X PESSOA ERRADA

   Tem coisa mais complicada do que encontrar a pessoa certa? E mais fácil do que encontrar a pessoa errada?

   Nos versos de Veríssimo (que aliás são perfeitos) a pessoa errada pode muito bem ser a certa, mas afinal quem é a pessoa errada?

   Eu não busco a pessoa certa, eu sei que ela está por aí, que pode estar por aqui, que posso esbarrar com ela amanhã ao contornar uma esquina, e também sei que posso estar ao lado dela e não perceber, até porque as peças deste quebra cabeças que é a vida, se encaixam na hora certa. (sabe aquele pedacinho do quebra cabeças que fica escondido debaixo da caixa e que completa perfeitamente a figura?)

   Buscar a pessoa certa e encontrar a errada é mais fácil do que se imagina, afinal, a pessoa errada também procura a certa, e aí... dois procurando o mesmo rumo andando em círculos e muitas vêzes sem perceber o óbvio.

   Não adianta projetar em alguém um ideal pois ninguém é perfeito, quem já leu o texto à respeito do "par perfeito"  entende o que isso significa. Antes de ser algo externo, plástico, deve haver algo mais, aquele "feeling" que ultrapassa a barreira do óbvio, é melhor alguém que entenda seu ritmo e conviva com isso, do que alguém que tente mudar o seu jeito de ser.

   Ninguém deve mudar por amor, mudanças ocorrem naturalmente, por isso eu considero que a minha pessoa errada, não precisa ser alguém prestes à ser canonizada, basta que não tenha medo de viver, de tomar chuva, de rir à toa como criança, tem que ser alguém com alegria de viver, que não tenha medo de uma aventura e que saiba que viver exclusivamente para alguém, basear seu mundo no mundo de alguém, é errado, e que isso certamente cria um peso desnecessário na relação. (dividir e compartilhar é diferente de anular-se)

  Não procure a pessoa certa ou a errada, olhe com os olhos de quem quer realmente uma pessoa para conviver e dividir momentos bons e ruins, e não com os olhos de quem busca o que os outros esperam, ou  aquele que simplesmente não passe da superficie. A pessoa certa está dentro da que aparenta ser a errada... sabe porque?

  O exterior vale muito na sociedade, mas ele é passageiro, já o interior de alguém verdadeiro nunca se vai, a pessoa realmente certa, pode estar sempre alí e você nunca irá perceber enquanto não abrir os olhos para o que há além da superfície, além da imagem refletida na agua, quando você se vê não vê o outro e se isso acontece, não é autêntico, não é certo. Nunca projete o que deveria estar ao seu lado, isso é sonhar acordado (projetar quem deveria te acompanhar só recria algo que você já tem, sua sombra, e você quer alguém que viva à sua sombra? o contrário é válido também, não se esqueça) e quem sonha deixa a vida passar,e a pessoa realmente certa também.

   Um erro comum, é estar com alguém para não estar só... neste caso a máxima popular "antes só do que mal acompanhado" é totalmente autoexplicativa, além de ser errado agir assim em relação à outra pessoa.

  É tão complexo explicar ou tentar explicar isso, mas afinal em relação à sentimento o que é fácil explicar? Sempre será mais complicado do que parece, e muito mais simples do que se imagina, vem de dentro... é uma linguagem nova que demoramos para aprender, mas que depois facilita na hora de olhar-se no espelho e perguntar... encontrei?

  E se a pessoa te "encanta"... e demonstra que é recíproco, deixe as convenções de lado, estas são apenas obstáculos desnecessários que você impõe a si mesmo,  rever conceitos é parte da evolução pessoal de cada um.

   Para ajudar a... pensar.

 

                       "O caráter é o traço mais sútil da beleza interior, e a vaidade o mais explícito da superficialidade" (Téo Marques)