quinta-feira, 7 de abril de 2011

A RELAÇÃO CHEGOU NUM IMPASSE... OU VAI OU RACHA.

     





 O consenso é geral, finalizar uma relação nem sempre é fácil, para os homens então, é praticamente impossível, por isso quando estão querendo terminar, começam a "pisar na bola" aqui e alí, é mais fácil levar um "pé na região posterior" do que dar. (para o homem é mais fácil arrumar desculpas para afastar-se, ou simplesmente provocar atritos até que a relação acabe)

      Mas relacionamento desgastado pesa para ambos e o melhor é jogar limpo e evitar que o desgaste vire uma espécie de repulsa por aquela pessoa, o que não deveria ocorrer, afinal apesar de tudo com certeza dividiram bons momentos, houve companheirismo, amizade, aquele ombro amigo... estou errado?

      Mas existem alguns indicadores de que é melhor puxar o freio de mão em determinado ponto e terminar tudo, principalmente quando as discussões e o interesse pelo dia a dia do outro já não existe à tempos.
     Quando me perguntam à respeito (não que eu seja um expert ) eu digo que relaciono três sinais ao final inevitável de uma relação...

- Quando em meio as conversas você vê a boca da pessoa mexendo, você a vê gesticulando, mas o som não chega, ou seja, ele(a) fala, fala, fala e você não ouve, parece que baixaram o volume, é porque este alguém já não tem mais novidades ou algo de interessante para você, não há nada que possa manter sua atenção como antes, é sinal de rotina e desgaste natural pela falta de novidade entre ambos.

- Você acorda de manhã ao lado da pessoa, ou a vê em alguma tarefa rotineira e começa a pensar "afinal, quem é realmente esta pessoa? Como estou à tanto tempo com esta pessoa?
       Quando isso ocorre é porque já existe um termo de comparação, ou seja você começou a reparar em outras pessoas e relações, neste ponto relacionar-se mais... intimamente fica quase impossível.

- Quando você  olhar no espelho e se perguntar "como eu vim parar aqui? O que eu fiz com a minha vida?" é porque chegou ao limite máximo para tudo, melhor é sentar e colocar as cartas na mesa, antes sair de uma relação mantendo o respeito pelo que houve de bom, do que sair por uma explosão onde palavras irão marcar um final desagradável sem necessidade.

      A vida a dois não é fácil,  mas não se deve nunca forçar esta convivência, é necessário saber quando parar...  isso demora, é difícil de aprender sem errar, e nesta "prova" infelizmente os erros e o aprendizado só são possíveis aos pares, então porque não amenizar a "prova" com bom senso e respeito? Maturidade e discernimento fazem toda a diferença nesta hora em que todo cuidado é pouco.

     Nunca tente moldar alguém... é um erro que muitos cometem, e principalmente, entenda, dizer que " ninguém e de ninguém", não é uma expressão pejorativa, ou que indique leviandade, e sim que ninguém é dono de ninguém para "adestrar" esta pessoa, se a pessoa mudar já não será mais a mesma de antes, ou seja é alguém com o caráter... "moldavel?" Será que isso é bom???

      Deixar-se moldar  é um tipo de auto-agressão, pois você abre mão de sua zona de conforto, e isso é desgastante e estressante, vale à pena mudar tanto?

      Melhor olhar para o lado, colocar o tempo de convivência como fiel da balança e pesar o que houve de bom e de ruim...      boa sorte à todos.

DOIS CONTOS PARA DUAS PERGUNTAS...

 A noite passada uma amiga me perguntou como lidar com o rancor e a magoa em relação as amizades e até mesmo relacionamentos, então eu disse a ela que colocaria aqui dois contos, um da literatura arabe e outro da literatura chinesa que exprimem bem  estes sentimentos e como se deve lidar com eles, ainda que não seja fácil. Lidar com estes sentimentos é tão pessoal que qualquer receita pode parecer simplista, mas a vida é simples, nós é que a complicamos.

  Dois amigos perdidos e vagando pelo deserto, sem agua e sem comida, caminhavam à algum tempo, tentando chegar à uma cadeia de montanhas muito distante, no meio da jornada um deles começou a achar graça na situação e quis deixar a jornada mais leve, e brincou com a situação deles ali. Neste momento o outro irritou-se e o esmurrou, este por sua vez levantou-se e escreveu na areia; "meu melhor amigo me deu um agrediu", e continuaram em silêncio... depois de algum tempo o que o havia agredido, virou-se e se desculpou culpando o desespero em face da situação que enfrentavam, e perguntou ;

- Porque escreveu na areia que eu o agredi?

 E o outro respondeu;

- Porque eu escrevo nas rochas o que você já me fez de bom, assim fica marcado para sempre, o que foi escrito na areia o tempo leva.


 MESMO QUE FIQUEM AS MARCAS NO MOMENTO, O TEMPO SE ENCARREGA DE AMENIZA-LAS, FICAM SINAIS PARA QUE A LIÇÃO MAIS DURA NUNCA SEJA ESQUECIDA OU TENHA SEU VALOR QUESTIONADO, E PARA QUE TAMPOUCO O VALOR DO QUE FOI BOM SEJA DEIXADO PARA TRÁS.


  Dois Monges de uma ordem muito radical, caminhavam a beira de um rio procurando um local para atravessar, de repente encontraram uma mulher muito bonita precisando de ajuda para atravessar, o mais velho prontificou-se a carregá-la até o outro lado, mas sob o protesto veemente do mais novo que disse;

- Como vai levá-la, sabe que é proibido contato com mulheres!

 Ainda assim o mais velho a ajudou, e depois cada qual seguiu seu caminho, após algumas horas de caminhada, não conseguindo conter-se o mais novo esbravejou;

- Como pode pegar aquela mulher nas costas e deixá-la do outro lado do rio? Sabe que não deveria ter contato com mulheres.

 E o mais velho respondeu;

- Eu só a auxiliei o que é uma de nossas premissas, auxiliar a quem precisa, e a deixei na outra margem, no entanto, você a carregou até aqui.

 CARREGAR MAGOAS E FRUSTRAÇÕES, TORNA QUALQUER TAREFA UM FARDO, POIS OCUPA UM ESPAÇO DENTRO DE NÓS QUE PODERIA SER PREENCHIDO POR MOMENTOS MAIS ALEGRES E PRODUTIVOS. 

TODOS NÓS SOMOS PASSÍVEIS DE ERRO...  "QUEM NUNCA ERROU, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA". O AUTOR DESTA FRASE DISPENSA APRESENTAÇÕES.

 Não é possível mensurar o peso que as palavras proferidas em relação a alguém possuem, a atitude, a conotação, o desejo no momento em que são externadas é que vai dizer o que existe ali, se é mágoa, frustração, ódio, inveja, ciúme, ou até mesmo um amor não correspondido. Pese suas palavras de maneira inversa ao que sente, não estamos sós nesta vida, sejamos mas tolerantes, é o caminho natural da evolução.

As vezes... não compreendemos o tempo do outro, e acabamos julgando e condenando sem levar em conta o tempo que o outro já dedicou, e como dedicou. Tudo nesta vida tem seu valor... sempre.