terça-feira, 6 de março de 2012

A CAPA DO LIVRO...



 "Eu gosto das linhas no meu rosto... tenho que gostar claro, são minhas, bem criadas, e antes de imaginar que sejam um sinal do tempo que passou, eu imagino que são as marcas do tempo na capa de couro de um livro manuscrito... um livro que aos poucos vou preenchendo, completando, uma história na qual acrescento personagens e situações diuturnamente, um épico só meu mas compartilhado com aqueles que fazem ou fizeram parte dos meus capítulos." (T.Marques)


        Quem julga pela capa, é incapaz de compreender o conteúdo.




     A capa do livro... é assim que você escolhe a sua literatura? Bem... imaginando que seja um hábito acredito que utilize este expediente para tudo certo?

          Como eu costumo dizer e "enfatizar" de todas as maneiras, vá além da superfície, e por isso imaginei uma analogia que considero particularmente interessante.

           Todos nós somos como livros manuscritos, cada qual ao seu modo, cria seus enredos e histórias, acrescenta personagens, lugares, situações... mas cada livro é único e o enredo, bem este só quem o escreve pode determinar, se será drama, suspense, ação, terror, ou se flanará por todos estes estilos... quem sabe?

             Eu não escolho meus livros pela capa, busco conteúdo, busco algo que "prenda" a minha atenção, busco algo especial, único, se for só mais um texto que inicialmente parece inovador, mas que no final mostra-se comum, com certeza será deixado de lado.

                 Existem histórias que ficarão guardadas na memória, à época de sua "leitura" marcaram de alguma maneira, serão volumes guardados com carinho, e sempre bem lembrados.

                   Eu não sei como é o meu livro para quem observa, não sei como julgam a capa, se a julgam, ou tampouco imagino se analisam o conteúdo da mesma maneira que eu, enfim... todos estamos abertos a este julgamento.

                       Eu não me encanto com histórias simples, com textos banais, sem um enredo capaz de me prender, de me tirar o fôlego, de me... provocar.


                           Mas reconheço que em determinados capítulos, me deixei levar por enredos que aparentavam certa simplicidade, mas que no fundo eram tão complexos quanto qualquer epopéia. 

                        Só sei que escrevo a minha história, procurando ser fiel aos fatos, aos personagens que, com o passar dos anos acrescentei as minhas páginas, seja em anotações rápidas no rodapé, ou enredados na trama, isso só o tempo diz e mostra, sempre com o desenrolar natural dos fatos, dos acontecimentos.

                          Já encantei-me por brochuras bem acabadas, vistosas, mas que não tinham conteúdo... em compensação já tive gratas surpresas com capas simples, modestas, e que apresentaram um conteúdo absurdamente magnético, encantador. Mas as histórias nem sempre seguem caminhos paralelos, são as nuances poéticas desta vida.

                             Hoje não preocupo-me com a capa, com seu acabamento, depois que fechamos alguns capítulos, o conhecimento, as anotações, tudo vira uma lição,e aprende-se a não julgar o livro pela capa, e sim, pelo conteúdo que deve prender, inspirar, fazer sonhar e ao mesmo tempo  apresentar passado, presente e futuro.

                          Não importa a analogia, não importa o tipo de comparação que façamos, o importante é que fique sempre claro que bons livros completam-se, encantam, mas aqueles que sobrevivem pela capa, que trazem em seu conteúdo modismos e convenções logo ficam "esquecidos". Nunca serão marcantes.

                         Deixe um livro... ou melhor, deixe um "alguém" especial marcar a sua vida, fazer parte dos seus capítulos, e não se preocupe, independente do desenrolar da trama, sempre haverá uma moral da história. E é isso que leva a sua escrita a evoluir, a ter...  conteúdo, o mesmo que você aprende a buscar . ( quem nunca ficou curioso com aquele livro esquecido no canto da estante, ou no debaixo de uma pilha de livros, e ao folheá-lo surpreendeu-se?)


                          A dificuldade de narrar na primeira pessoa a história sempre estará presente, e como eu disse anteriormente, flanando por dramas, romances, aventuras e comédias,  o final sempre será do narrador.

                         Infelizmente se não entendeu a analogia... só posso desejar que seus próximos capítulos sejam muito produtivos, que sejam... proveitosos no aprendizado.

                                    the end


    " A mesma maturidade que encanta, afronta... não é possível agradar à todos,e tentar, além de arriscado, é imaturo."(T.Marques)


     " NÃO PREOCUPE-SE COM O CENÁRIO, NÃO IMPORTAM O CLIMA, A LUZ E TAMPOUCO A TRILHA SONORA, É NA INTERAÇÃO COM SEUS PERSONAGENS QUE TUDO ISSO GANHARÁ CONTORNOS,  NUANCES E SONS...  E COM CERTEZA SE O RESPEITO FOI A BASE DE SUA HISTÓRIA, SE A LEALDADE ESTEVE SEMPRE PRESENTE, ESTE BEST-SELLER NÃO PASSARÁ DESPERCEBIDO" (T.MARQUES) 


         Dedico o meu livro, dedico minhas mal traçadas linhas e cada capítulo que termino aos meus amigos, meus colegas, meus filhos, minha família, meus amores. 
              Obrigado à todos, espero fazer jus a participação de vocês em meu livro,e se eu faço parte dos capítulos de vocês certamente é uma honra.


                                          Téo