quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PERDER O ENCANTO... ( O QUE SIGNIFICA NA RELAÇÃO )

     Encanto... sabia que é uma condição? Um sentimento que se acaba?
           Mas como ele se acaba?
           É possível reconquistar, retomar o... encanto?

           Todos tem suas teorias, e eu claro, tenho a minha, de como ele se vai e de como é complicado recuperá-lo.

           Chamo a minha teoria de;

           Teoria dos 10%.

           Imagine que existem dez coisas, que são capazes de dilapidar, de aos poucos sabotar uma relação.
           Vamos imaginar, que à cada um destes pontos que se perde, retiramos 10% de encanto.

          Mas quais seriam estes dez pontos capazes de minar o encanto?
           Quem costuma acompanhar minhas postagens, sabe, e sabe também que existem certos pontos que sempre pesam em qualquer relação, então, talvez fora da ordem que você imagina, vou elencá-los. Sempre de acordo com o que costuma surgir em uma ordem cronológica, dentro da relação.

       - Agir de maneira diferente perante os amigos,e perante a pessoa.

        - Controlar demais, cercar, querer seguir os passos da pessoa.

         - Ciúme desmedido, e infundado.

         - Falta de diálogo.

         - Falta de respeito.

        - Explosões de mau humor, "descontar" em cima da pessoa suas mágoas, frustrações e problemas.

          - Faltar com a verdade

          - Não ser leal

          - Egoísmo

           - Trair...       .

           À cada ítem, vamos retirando 10 % do encantamento, do encanto com a pessoa... até que acaba.

          E quando existe realmente aquele amor, quando existe o companheirismo, quando as coisas aconteceram naturalmente, as chances do encanto ser mais... "elástico" são muito maiores.

         E quando digo "mais elástico" não quero dizer submisso, complacente, mas sim... verdadeiro em sua essência.

         Quando a convivência começa e ocorre aos poucos, quando é gradual, quando as descobertas são graduais, quando se vai aprendendo e compreendendo o jeito de ser do outro, quando tudo isso vem atrelado ao respeito, ao diálogo, ao jogo limpo, ao sentar e conversar sobre o que incomoda, o que deixa aconvivência pesada... quando existe isso, as chances são muito boas.

         Mas claro temos a contrapartida... sempre.

        Quando as etapas são queimadas, quando a convivência torna-se "maciça", desde o início, sempre com base no famoso... "amor à primeira vista", ou aquela máxima de que... "se existe química porque não?", bem neste caso... não vejo muitas chances de elasticidade na hora de pesar e salvar o encanto.

        Tudo tem sua hora... encantou-se com alguém? Está encantado(a) por alguém? Ótimo isso é muito bom, e se está sendo correspondido, melhor ainda, mas lembre-se... adultos, sabem que o tempo é precioso, não aceleram, não colocam a carroça diante dos bois, e claro... se o tempo juntos é escasso, ou complicado, dão mais valor ainda aos momentos que podem compartilhar.

       Mas como sempre, o que vai determinar isso, é aquela coisinha chamada... "maturidade". ( e maturidade independe da idade, mas sim da atitude sincera)

       Vários outros fatores podem contribuir para acabar com o encanto, diferenças profissionais, de atitude, realidades econômicas diferentes, e querendo ou não todos nós já "pisamos na bola", já deixamos à desejar em algum momento, já falhamos com alguém que amamos.
       Por essas e outras é que junto com a maturidade chegam aqueles pensamentos do tipo... "se eu tivesse agido diferente", "se eu tivesse a maturidade que tenho agora"... vários... "se".
      Ainda bem que é vivendo que se aprende.

       Recuperar o encanto, é complicado, está atrelado a reconquistar a pessoa, e aí, pesam todos os tópicos que citei lá no começo ( dentre muitos outros que não citei),o importante é jogar limpo sempre.

       O importante é lembrar daquela coisinha , muito importante em qualquer relação.

       O AMOR PRÓPRIO.

       

HOMEM CHORA...?

          Que pergunta não? 

       Apesar da resposta ser óbvia, devemos lembrar de nossa educação machista, e socialmente reprovável, ainda mais no século XXI.
       Nós homens somos educados, condicionados, "adestrados" desde pequenos à acreditar que "homem não chora".

       Claro que chora...               

...e chora sem medo, sem vergonha, ao menos os de verdade, aqueles que não tem problema algum em admitir isso.

       Mas o que faz um homem chorar?

       O que faz você que está lendo isso... chorar?

       Então, fica uma visão muito particular, algo que eu acredito, e que não vejo problema em compartilhar.

       Homem chora sim, chora por amor, chora de emoção, chora quando é cobrado para ser forte o tempo todo, principalmente quando mesmo sendo forte, é vencido pelo cansaço, pela exaustão, pelas condições, e quando decepciona as pessoas que ama e que dependem dele.

        Homem chora quando ama e não é correspondido, quando é traído, quando erra e perde a pessoa que ama... e quando se dá conta disso, mais ainda.
        
        Como não chorar quando assistimos cenas emocionantes? (claro é preciso compreender a profundidade da cena... mas este é outro assunto) Como não chorar... quando pessoas queridas, entes queridos sofrem? Ou... nos deixam?

        Não sejamos hipócritas... as vezes uma lágrima evita que a máquina pare, todos nós somos como navios passando por esta vida, as lágrimas são como as pequenas infiltrações nos porões, aquelas que vertem pequenas gotas salgadas... as que servem para nos lembrar que, todos nós precisamos de ajuda, de uma "manutenção" interna de vez em quando, de uma limpeza.

       Faz parte da vida, de viver... e viver é...

       sorrir...
       chorar...
       falar...
       gritar...
       sofrer...
       ser feliz...
       ser...   estar...   ter...  viver mesmo.

       Se eu choro? Claro que choro... sou humano, sou normal, vivo, estou vivo, tenho sentimentos, tenho alegrias e frustrações como qualquer um.

       Claro existem pessoas que dizem... "homem não chora", existem aqueles que respiram fundo, olham com indiferença, seguram, mantém a velha máxima "homem não chora", como algo à ser seguido, algo em que acreditam piamente.
       Mas chorar por dentro... ou segurar mágoas, frustrações, tristezas... deixam um certo "amargor" na superfície,e isso se reflete naquilo que recebe de volta das pessoas, do mundo à sua volta. 

        Então... , quando meu filho mais novo me perguntou... "papai homem chora?" Eu respondí... "Claro que chora, e isso não é vergonha, é normal, quem não chora fica mais triste ainda, chorar serve para deixar mais espaço dentro da gente, tira aquela agua salgada da lágrima... e com mais espaço a gente consegue guardar mais alegrias".

        Parece que ele se contentou com a resposta...

 ...assim espero.