sábado, 11 de junho de 2011

ANIMAIS RACIONAIS... COMO, ONDE, QUANDO?

      Não sou um ativista fanático, mas procuro ser ecologicamente correto, afinal, dos animais que povoam nosso planeta nós somos considerados os mais... adaptáveis. Ao ler um comentário no Facebook outro dia, me deparei com esta questão e achei interessante, afinal se somos os seres considerados "racionais", nada mais lógico do que racionalizar sobre a questão do meio ambiente, somos inquilinos aqui concordam?


  Não devemos confundir idéias politicamente corretas com idéias ecologicamente corretas, uma busca "dividendos" políticos, a outra harmonia no meio em que vivemos, enfim, idéias teoricamente correlatas, mas moralmente distintas.


     Somos considerados animais racionais(?), no entanto destruímos, extinguimos, modificamos, exaurimos e contaminamos o planeta, a sustentabilidade ainda é uma meta de sonho até mesmo utópica, poucos movimentam-se neste sentido, pois muitos infelizmente não se deram conta que toda ação tem uma reação, e que ao contrário dos filmes catástrofe de Hollywood, nenhum herói banhando em abnegação surgirá com a receita mágica e nenhuma superpotência apresentará um mecanismo mágico para resolver em horas o problema de séculos de degradação, e se fosse possível com certeza o custo seria altíssimo para os "emergentes" ou os do terceiro mundo.

     Lojas vendem animais de estimação, apesar da certificação para a venda, animais exóticos são usados como bibelôs, brinquedos... enfim, tem sua natureza reprimida por um capricho mundano, pelo desejo de "possuir" do ser humano, e que no final ao perceber que para exercer esta "posse" existem deveres e não só direitos,( é neste momento que ocorre o abandono), "libertam"(?) animais despreparados para voltar a vida que nunca conheceram, despreparados para a liberdade, são soltos em beira de estrada, terrenos, matagais, ruas... tudo porque demanda responsabilidade por parte dos seres...  "racionais".

     Esquecemos que somos animais também... a única diferença é a nossa capacidade de comunicação e adaptação com maior velocidade, superamos a seleção natural, mas a que preço? Qual o valor da "comanda" na qual estamos anotando nossos pedidos? Quem vai pagar a conta?

       Evoluímos(?)... mas na verdade somos animais frágeis, tanto quanto um peixe de aquário, já nascemos em cativeiro, voltar a vida selvagem seria tão desastroso para nós quanto tentar inserir numa matilha de lobos selvagens um poodle de apartamento. Técnicas de sobrevivência, equipamentos, criatividade, nada supera a nossa involução natural... de animais livres, à seres criados em cativeiro.

       Já imaginaram como seria estar em uma savanah africana... cercado por animais selvagens, ou em uma floresta tropical, munido apenas de suas mãos, dentes e instinto de sobrevivência? Qual a sua real posição na escala alimentar? Qual a sua posição na tabela de animais em extinção? 

      Antes de "adotar" ou comprar um animal, antes de degradar o meio ambiente com tudo o que você descarta, pare, pense, reflita... como, onde e quando podemos ser realmente seres racionais?
        
        O progresso é necessário, mas o respeito à todo ser vivo também, evoluir em conjunto, em harmonia e com respeito não é perder tempo, é demonstrar que realmente evoluímos. Animais utilizados em experimentos sofrem menos? Sua vida vale menos? Seu sofrimento é justificável? Que evolução é essa?

       A NATUREZA SE TRANSFORMA E SE ADAPTA SOZINHA, MAS LEVA TEMPO... DEVEMOS TER PACIÊNCIA E RESPEITO PARA PODERMOS NO FUTURO ESPERAR O MESMO, UM DIA O JOGO VIRA E AÍ...  QUEM SERÁ O PREDADOR?


            O predador mais cruel que existe é o homem, ele caça por prazer, ele mata sem necessidade, e quando o faz para alimentar-se é cruel ao extremo pois em sua crença de "ser superior" não vê sofrimento em sua vitima, ele trata outros seres vivos como um objeto consumível sem o direito de sofrer... um dia responderemos por isso, a mãe natureza sabe ser dura para educar seus filhos.
                 Touradas, rodeios, farra do boi (?), a "diversão" custa caro para os animais, são meros objetos usados sem dó nem piedade para divertir a multidão insandecida, que aos gritos e aplausos vê animais agonizantes na arena, arena aliás que tem um animal inocente sendo torturado por uma besta sem escrúpulos. Quem são os animais irracionais?

    ATENÇÃO O LINK EM ANEXO CONTÉM IMAGENS FORTES, INFELIZMENTE É UMA DURA REALIDADE QUE FAZEMOS QUESTÃO DE NÃO CONHECER, SOMOS UMA RAÇA INFERIOR MESMO... OU ESTAS IMAGENS NÃO SERIAM POSSÍVEIS.


  http://www.terraqueos.org/

 Infelizmente não conseguimos reconhecer que a diferença de raças não  importa para o coração e  para a alma quando esta reconhece aquelas que lhe são caras.


 "O que delimita a alma e sua grandeza, não é um corpo, uma forma, uma condição, uma espécie... e sim encontrar ou não outra alma que lhe transmita confiança, segurança e honestidade. Os animais são honestos, reagem as agressões e medos, diferentes do ser humano que reage se escondendo ou mentindo para todos e para si mesmo, isso é ser racional?.
O encontro de almas vai da mais pura e simples amizade e respeito ao amor incondicional." (Téo)



                            Respeito é bom... e todos merecem.