domingo, 25 de novembro de 2012

DIZER NÃO... VOCÊ SABE?

    Estar, ser, ficar... disponível, até que ponto é interessante? 


    Infelizmente uma das máximas mais verdadeiras que já ouvi, diz que; "quem sempre está disponível perde seu valor... e fica cercado de pessoas interesseiras".

    Verdade nua e crua... e irrefutável, mas seriam todos estes que o cercam, "interesseiros"? Claro que não, e para que o "não" seja eficiente mesmo, devemos aprender a reconhecer certos sinais, assim na hora de filtrar quem deve  e pode continuar ali, ao lado, fica mais fácil e a chance de ser cometer uma injustiça, é bem menor.


    Dizer não... é muito difícil para aqueles de boa vontade, para aqueles que estão sempre disponíveis de maneira desinteressada, mas que aos poucos são obrigados a aprender que usar o "NÃO" , é o que vai separar o joio do trigo nas amizades,e que amizades... vamos pensar juntos?



   Quantas vezes você  sentiu aquela sensação de estar só, mesmo entre os amigos, ou nos momentos mais complicados?

   Quantas vezes você  parou e pensou; " eu sempre estou lá quando precisam, agora que estou de cabeça cheia... ninguém pergunta ao menos se eu estou bem".


   Não, não é um caso de querer reconhecimento, de querer ou esperar gratidão por parte de alguém, mas sim de ter mais sensibilidade, de aprender a duras penas, que nem todos que o cercam demonstram a mesma preocupação ou solidariedade que você naturalmente dispensa em relação aos outros. E este ponto só é alcançado quando existe sensibilidade... e sinceridade em seus atos em relação aos outros. 



    Reconhecer isso em relação a si mesmo não é egoísmo, é parte do aprendizado no grande segredo para que a sua vida possa fluir como deve, é o primeiro passo para o amor próprio real... verdadeiro.



    E se você chegou a este ponto, é porque você...             merece.



    Vamos simplificar, quantas pessoas despejam seus problemas para você?



    Quantas pessoas buscam uma resposta em você, em seus conselhos... buscam seu ombro amigo, sua visão à respeito do que os atormenta no momento?



    Quantos olham para você como alguém que está disponível nos momentos mais complicados?



    E...  quando você está mal, para baixo, diferente do seu normal, quantos destes que estão acostumados a sua presença nos momentos mais difíceis ou cheios de duvidas, chegam até você e perguntam se precisa de algo, se tem algo te incomodando, quantos conseguem neste momento entabular uma conversa séria, amiga, que seja um ombro? O ombro amigo que você normalmente é?



    Muitos o fazem de maneira inconsciente, não é por mal, mas demonstram que não tem a mesma sensibilidade que você, e em certos casos nem mesmo a mesma educação... pois não pensam duas vezes em pedir sua ajuda, mas ao notar que você pode precisar de ajuda ou de uma palavra amiga, escondem-se em seus projetos pessoais, em suas ocupações de qualquer tipo.    

    Alguns confundem o saber dizer "NÃO",  com tirar vantagem das situações, estes devem ser os primeiros a ficar na peneira da vida, e esta aos poucos vai tornando-se mais e mais fina, até que reste apenas o mais fino e reluzente ouro no final, até que fiquem as verdadeiras amizades.
     
     Fazer o bem pelo bem, estar e ser presente para aquelas pessoas com quem você realmente se importa, que ocupam um espaço em sua vida, não é nenhuma obrigação, quem age assim geralmente sofre mais quando está só,e quando percebe que nos piores momentos, não surge uma palavra amiga, uma palavra verdadeira. Não podemos dizer que  a insensibilidade é a resposta, nem o furtar-se de ser e estar presente para quem precisa, mas sim de saber dizer não, saber que a presença excessiva nos momentos mais banais, o deixa como mais uma peça de mobilia, o relega a segundo plano.


    Eu estou e procuro ser presente para as pessoas que são importantes para mim, em alguns reconheço a falta de sensibilidade em reconhecer quando preciso de um ombro amigo, de uma palavra de incentivo, em outros aprendi a reconhecer que meu valor para eles termina quando deixo de oferecer o "churrasco na faixa", e peço ajuda para carregar um sofá. É um dito popular, mas que vem bem a calhar.



    A satisfação de ver que uma palavra, uma atitude minha trouxe algum alívio, algum conforto para alguém, me faz bem, me deixa feliz, e completa meu dia... faz com que as minhas crenças, a minha caminhada perto de quem me acompanha, tenha sentido, faça sentido.

    E com o mesmo peso, fico mal em perceber que, quando não estou disponível, quando tenho meus problemas e entraves me segurando, e por isso não estou presente ou "à mão", então passo a ser um pária, alguém que "pisou na bola" por não estar disponível.


    Devemos aprender e compreender que,  todos temos vidas em paralelo ou não, que todos temos problemas, dilemas, situações que não nos permitem manter o mesmo ritmo dos outros, e que esta realidade não é só nossa, que todos tem suas limitações em algum momento.



    Aprender a dizer  "NÃO" é o grande segredo para que a vida diga "SIM" as pessoas que vão continuar ao seu lado, solidariedade, educação, lealdade, sinceridade... fazem parte da malha desta peneira deste filtro da vida.



    Quem sempre diz... "SIM", acaba dizendo não as suas próprias necessidades, aos seus planos, aos seus momentos. 



    Siga sempre seu coração ao dizer SIM ou NÃO... mas tenha em mente que esta sensibilidade em lidar com isso, não faz parte da vida de todos, das decisões de todos, quando aprendemos isso as frustrações e decepções são menores.



    Eu ainda estou aprendendo...                                                e você?



    Quem sempre conta com você, mas nos momentos em que você precisa, sabe dizer não, com certeza não vai sentir-se "traído" se um dia você disser não também, se não for assim, já ficou na...   peneira.



    Pense nisso.



    " ASSIM COMO TODA RELAÇÃO PODE SER BANALIZADA... A AMIZADE TAMBÉM O PODE, E PARA ALGO TORNAR-SE BANAL, BASTA QUE A PRESENÇA E SEU RECONHECIMENTO SEJAM... BANAIS, QUEM ESTÁ SEMPRE DISPONÍVEL, ABRINDO MÃO DAS PRÓPRIAS NECESSIDADES, INFELIZMENTE ACABA SEM VALOR PARA AQUELES QUE NÃO SABEM O QUE SÃO... CONSIDERAÇÃO, E  RESPEITO." (T.MARQUES)