quarta-feira, 21 de março de 2012

TEMPO DE PRAIA...


   Tempo de praia...   

   ...se você imagina que são várias horas na areia, então com certeza tempo de praia é algo que você não tem.

   Tempo de praia, é uma expressão que faz alusão ao tempo de vida, a experiência de vida de cada um, e o importante é chegar a determinado ponto tendo a consciência de que deve gastar energia para remar uma onda, e não uma marola.

   Demora, mas aos poucos entende-se que viver é como sentar na praia esperando a onda certa, se você se preparou, buscou conhecer o que vai enfrentar,se não queimou etapas no aprendizado, com certeza vai arriscar-se, vai entrar na agua, vai...  viver.

   Se você fica na areia, esperando a onda certa, o momento certo, quando a coragem "chegar" provavelmente o por do sol vai pegá-lo de surpresa, e aí, quantas ondas deixou passar? Qual a experiência que adquiriu só... observando as ondas e a vida passarem?

   Desculpe, mas neste caso não conta como tempo de praia, mas como tempo perdido.

  Quando você vive, quando você arrisca, você começa a entender o mar, os ventos, aprende a decifrar os sinais que a paisagem a sua volta emana, aprende a ler o mar. É o tempo de praia sussurrando ao seu lado... "não pare de remar, a onda certa vem, parece que tudo parou... que está... flat, mas ela vem".

  Muitos remam de um lado, outros remam de outro,e você remando e observando, vendo as situações de risco e onde remar não adianta pois a correnteza puxa demais alí, então, é aí que o seu tempo de praia começa a fazer sentido.

  Não preocupe-se em tentar remar todas as ondas, preocupe-se em gastar energia naquela que você acredita que vale à pena, esta pode surpreende-lo, pegou a onda?

  Aqueles que assumem a "velhice" e acomodam-se na sombra, certamente o fazem porque nunca entenderam os desafios de entrar no mar que é a vida real, com seus dissabores, desilusões, frustrações mas que podem surgir cercadas  por alegrias, conquistas, vitórias. Se você preferiu não arriscar-se, com certeza não tem tempo de praia mas sim tempo na praia.

 Eu não fico na areia, por vezes entro na agua, remo minhas ondas, busco aquela sensação de flutuar sobre algo tão poderoso, tão forte, tão cheio de mistérios que é o mar, e que em nossa analogia, é essa vida louca.


  A onda pode castigá-lo, arrebentar sobre você, garantir aquele... "caldo" ou "vaca", não importa, o importante é remar de novo, tome folego e continue... é como a vida ela tenta dominar você mas isso só acontece se você permitir.

  Reme a sua onda... mais do que coragem é preciso persistência, é preciso ter fé naquele que pode lhe garantir a onda perfeita... você mesmo.
  

   Nada de novo, apenas observando a vida como ela é.