terça-feira, 21 de abril de 2015

UM CONTO DE CARTEIRA ASSINADA... PASSAPORTE CARIMBADO... E VIDA EM BRANCO.

         Alcançara seu objetivo, a carreira perecia deslanchar, oportunidades profissionais de virar a cabeça, e gerar sonhos e mais sonhos, o mundo estava à seus pés, bastava caminhar por ele.

         Não lhe faltavam simpatia, admiração tanto profissional quanto pessoal, conhecia pessoas e lugares, gostos, odores e sabores diversos, culturas diferentes, vivia o mundo, e a liberdade, aproveitava o momento, cada momento.

         Em seu passaporte da vida carimbos de todas as formas, cores, tamanhos, situações de todos os tipos, mas apenas uma página ficava em branco.

        A reservada aos relacionamentos.

        Não que não fosse algo desejável, mas não havia tempo para isso, não havia peso suficiente para que esta página em branco pesasse na balança das decisões, talvez por comodismo, talvez por insegurança, ou até mesmo por não saber conciliar o mundo externo e o...   interno.

        Das fronteiras que cruzara, a dos relacionamentos parecia ser a menos interessante, pois de todos os lugares à serem visitados ou já visitados, este parecia o mais imprevisível, volátil, arriscado, com poucas informações à respeito de hospedagem, de segurança.

        Segurança...      .

        E assim levara sua vida, intensa, marcada por paisagens incríveis, sensações diferentes, seu pano de fundo com paisagens cinematográficas de encher os olhos, mas de repente algo se faz notar em cada foto... está sempre só diante dos cenários mais incríveis que a vida pode apresentar.

       Ao mesmo tempo que divide estes lugares com vários observadores, na realidade não divide com ninguém o momento, o sentimento.

       Mas a vida lhe era generosa, e continuava a apresentar novos caminhos, novas paisagens, novas oportunidades, e assim ele passou...   o tempo.

      Um dia parou... reviu os carimbos, as fotos, relembrou sensações e momentos que se foram, eternos na lembrança, mas... passageiros.

      Sorriu.

      Sentiu.

      E ao passar por aquela página em branco, a que poderia estar marcada por relacionamentos ou... relacionamento, percebeu que o tempo passara, que a oportunidade de ter alguma lembrança ou de estar vivendo algo ainda para marcar ali, naquela página em branco seria remota.

       Mas não impossível.

       Lembrou de tudo o que vivera, das pessoas que deixou que entrassem e saíssem de sua vida, começou a pesar na balança aquelas que transmitiam a sensação de segurança quando a palavra relacionamento vinha à mente.
       Começou a ver esta fronteira com outros olhos, mas agora, tempos depois de abrir mão da oportunidade de cruzar estas linhas, olhou ao longo dela e notou que as pessoas que demonstraram interesse em viver esta aventura ao seu lado, já estavam além da fronteira, das linhas, dos limites e já contavam com outra companhia.

       E viu que nas imagens que estas pessoas compartilhavam, o que realmente valorizava o pano de fundo, o cenário das fotos, era aquela imagem de duas pessoas dividindo o momento, vivendo o momento, e prontas para o próximo.

       A  maior aventura que alguém pode viver, vem de dentro, vem da coragem de dividir a vida com alguém, altos e baixos, precipícios e obstáculos todos enfrentaremos ao longo da vida, estejamos sós ou acompanhados, o que importa, é saber dar valor aos momentos bons vividos em conjunto,e utilizar os momentos difíceis como aqueles calos que ajudam a suportar por mais tempo as novas escaladas, e que nos garantem experiência para não temer o que está lá do outro lado da linha que separa o "eu"do "nós".

     E então compreendera que o maior obstáculo da vida, é o tempo perdido, e que suas atitudes é que o tornariam ( o tempo ) mais ou menos implacável.

     Como na física... toda ação provoca uma reação... a intensidade só depende de nós mesmos. 

        

         

QUAL O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DO... CARÁTER ? QUAL A SUA... APARÊNCIA ?

    Certo... agora muitos irão pensar... "ele bebeu e sentou à frente do computador".

     Não...  nada de bebida e teclado, não preciso do vinho para fazer jus ao ditado popular "IN VINO VERITAS".( A verdade está no vinho, ou seja... o vinho entra a verdade sai )

     Mas o título me veio à mente após conversar com um casal amigo na noite passada, disse a eles que este assunto daria muito pano para a manga, e que já fora "atacado" por pessoas que conheço, pelo simples fato de alguns não compreenderem que não recriminava o culto ao corpo, mas sim a maneira como as pessoas estavam vendo quem era adepto desta prática ( em qualquer nível ), e quem não era.

     Criaram uma... "peneira". ( alguns, que fique bem claro )

     Pois bem, conversa vai, conversa vem...  e sai um comentário à respeito de alguém que estava sempre reclamando dos relacionamentos, de como na hora da relação apresentar certa maturidade, a futilidade se fazia presente... e por aí vai.

     Mas... eis que surge o porquê de tudo isso, um amigo em comum, reclamava que faltavam mulheres com maturidade, ou com certos valores, era tudo muito superficial.
    Certo... mas como este nosso amigo estava escolhendo suas parceiras ? ( direi que é um sujeito muito legal, um pouco mais novo do que eu, que já viveu um casamento, tem filhos, mas que entrou nessa de culto ao corpo, e levou junto o olhar maduro que deveria ter à respeito das relações )
    Me lembro de ter visto o mesmo sendo apresentado a mulheres muito inteligentes, com uma maturidade acima da média para a idade elas ( que fique claro, maturidade independe da idade ), algumas anos mais novas do que ele, e ainda que  bonitas, interessantes, para ele não se enquadravam naquilo que esperava ver...   uma "panicat" ( para ilustrar o que ele projetou como ideal ), ou seja, antes da conversa , de conhecer a pessoa, ele avaliava sua presença física no local, e como bem sabemos, nem sempre a perfeição externa faz jus a interna.  (ou vice versa... não sejamos hipócritas )

      E na mesma proporção... uma amiga em comum reclamava do mesmo, eram homens... que dividiam a atenção que ela esperava, com o espelho, as roupas, a academia, não sabiam conciliar tudo isso.

      Certo.... antes de ser "linchado" por alguns, vamos lá, melhor explicar o rumo que a conversa tomou, pois sei que aqueles que conheço e cuja maturidade admiro, compreenderão.

     Cuidar do corpo, cultuá-lo, venerar esta máquina que nos leva e traz, que nos permite  viver sensações e momentos incríveis, é mais do que saudável, é sim uma ótima pedida ( afinal este corpo, esta máquina que ganhamos de presente para viver a vida merece cuidados ).
" VOCÊ PODE DETERMINAR O CARÁTER PELA APARÊNCIA ?"

    Mas...      transformar isso em um filtro para determinar que tipo de pessoa seria a "ideal" para um relacionamento, bem, que me desculpem mas não pode realmente dar certo concordam ?
    Em um dos meus textos, relatei uma conversa com um casal amigo meu, que surpreendeu à todos quando assumiu o relacionamento, ele um cara comum, totalmente fora dos padrões vendidos pela mídia, não é nenhum milionário, muito pelo contrário, é um sujeito pé no chão, que "rala", corre atrás, mas de um caráter excepcional, aquele tipo de pessoa de quem não se houve falar mal, E ela já trabalhou em feiras e e eventos como modelo, o tipo de mulher que realmente pára o trânsito, mas de uma humildade, uma simpatia e uma simplicidade que destoam daquilo que os olhos veem ( e que a ditadura da aparência que a sociedade impõe espera ).
    E... estão juntos, felizes,e à meu ver, se merecem mesmo, pois são cúmplices, parceiros, viram um no outro muito mais do que havia na superfície, foram além. 
    Amigas em comum a questionaram várias vezes à respeito, riram pelas costas ( quem não conhece isso ?), sempre evitando reconhecer algo que é obvio mas que a falta de maturidade não permite admitir. Ela encontrou alguém de verdade, que vale à pena, que tem algo muito bem definido, forte, sólido, "hipertrofiado"... o caráter.
    Altura, idade, peso...  tudo isso perde a importância quando a pessoa abre a boca e te encanta, completa seus pensamentos, frases, te compreende e te vê de maneira sincera, verdadeira. ( quem reconhece isso encontra algo pleno )

    Na mesma medida conheço homens e mulheres que passam pelo mesmo.

"É O CARÁTER QUE DETERMINA O VALOR DA EMBALAGEM, É UMA LINHA TÊNUE QUE SEPARA QUEM TEM MATURIDADE, DE QUEM NÃO TEM ".
(Qual das duas metades tem o caráter... certo ?)



    Mas não serei hipócrita de dizer que um corpo bem trabalhado, que uma mulher que sabe se cuidar, que "pare o trânsito" não seja algo bonito de se ver, que não massageie o ego de qualquer um, e creio que isso serve tanto para homens quanto para mulheres concordam ?

    Só que toda esta embalagem deve trazer algo mais, deve ter conteúdo, por isso sempre digo que devemos ir além da superfície quando conhecemos alguém, ouvir, observar, respeitar o ponto de vista da pessoa, admirar alguém que saiba conversar à respeito de vários assuntos, dar o peso que merecem os valores familiares, e sentir a presença de três exercícios extenuantes que o ser humano deve praticar, mas que muitos não tem preparo para tanto...  a humildade, a sinceridade e o caráter.

      Afinal... você pode dizer que aquela pessoa "sarada", que chama a atenção pela beleza, pela presença física, possa por estes atributos ser o ideal para conviver ?
      Na mesma medida... você pode dizer que aquela pessoa comum, que não se destaca na multidão, não seja alguém com quem valha à pena dividir sua vida ?
          O que importa realmente... é que a pessoa saiba equilibrar tudo, o cuidar-se, o amar-se, com o cuidar e o amar o outro, ter a sensibilidade para reconhecer isso.
      Seguir o que a sociedade espera... seguir aquilo que é esteticamente aceito pela sociedade, garante que você estará no caminho certo ?
            Antes de julgara a aparência... vá além da superfície, você pode se surpreender, em todos os sentidos, de todas as maneiras, o importante é o que a pessoa traz por dentro, é o que fica quando o exterior deixar de contar.

       Admiro mesmo as pessoas que conheço e que equilibram tudo isso...   pois sei que estão além da superfície, muito além.

      Isso... é ir além da superfície, a maturidade faz entender que é melhor ter o ego massageado por estar acompanhado(a) de uma pessoa incrível, interessante, inteligente, que se destaque pelo que "é" , e não pelo que "tem", ou seja... alguém que se destaque pelo que é como pessoa, e não pelo que tem em qualquer sentido diante da sociedade.

      E claro não posso ser leviano à ponto de dizer que encontrar alguém que reúna tudo isso seja impossível, existe sim, conheço pessoas assim, as tenho em meus círculo de amizades, em meu roll de amigos na rede social e me orgulho disso pois são pessoas que estão além da superfície. 

     Vamos cultuar o corpo, a mente, mas vamos exercitar aquilo que realmente faz diferença, a humildade, a sinceridade, o jogo limpo, o companheirismo, a cumplicidade, a compreensão, são estes exercícios que destacam alguém na multidão, que valorizam qualquer embalagem. E são reconhecidamente os exercícios mais extenuantes e difíceis, são estes que deixam claro quem tem preparo ou não para te acompanhar.

     E a vida exige preparo... são subidas e descidas íngremes, obstáculos, longos caminhos e uma jornada que deve ser compartilhada com alguém que soma, principalmente no âmbito emocional, caso contrário... vira peso morto.

     Como eu sempre digo... ( tá eu sei que é chato ouvir este meu bordão sempre mas afinal, será que não se encaixa ?)

     " NADA É POR ACASO, O ACASO É RESULTADO DO SEU DESCASO, PRESTE ATENÇÃO AOS SINAIS"(T.MARQUES)