sexta-feira, 30 de março de 2012

A ZONA DE CONFORTO...

A "zona de conforto", o que é? 
Como é?
Onde encontra-se?
Você sabe reconhecer a sua?
Você sabe reconhecer a dos outros?
A sua zona de conforto te limita?

   Zona de conforto...  espaço... limites.

   Todos nós temos esta "zona de conforto", é tão ampla que não restringe-se somente ao seu entorno, a sua realidade direta.

                           A zona de conforto no trabalho.

    No trabalho a zona de conforto traz a acomodação,e acomodar-se em qualquer circunstância ou aspecto da vida é um risco alto demais, uma aposta demasiado elevada para bancar, para pagar. A zona de conforto no trabalho instala-se quando o individuo busca passar incólume por avaliações, normalmente fazendo a parte dele e atendo-se tão e somente a ela. É aí que mora o perigo, ou seja, este "funcionário" não deseja crescer, evoluir, ascender dentro da empresa, é uma peça que se move de maneira mecânica simples,e em tempos de progresso acelerado, é como tentar manter na empresa os oficios circulando graças ao mimeógrafo e deixando de lado a praticidade da comunicação em rede... qual o mais eficiente?

 A zona de conforto social.

     Socialmente, a zona de conforto pode sim ser interessante, mas em tempos de globalização, interação acelerada, network, viver nesta zona de conforto pode ser arriscado, afinal os contatos podem interagir sempre à seu favor, e nem sempre no tocante ao trabalho, ao lado profissional. Imagine uma pessoa interessante, mas de difícil aproximação, se você vive em uma zona de conforto muito restrita neste aspecto, quais as chances de uma aproximação com esta pessoa? ( É publico e notório que com amigos em comum as chances são muito maiores) Mas se você vive nesta area restrita... o que pode estar perdendo?

A zona de conforto emocional.

      A mais complexa, perigosa, cheia de meandros e riscos, mas em compensação  a que mais pode lhe trazer satisfação pessoal, evolução, crescimento como pessoa, como individuo. 
         Normalmente após algumas desilusões, as pessoas criam esta zona de conforto,e a utilizam como meio de proteção emocional, é um escudo contra relacionamentos, contra aproximações, e isso não é saudável, é apenas uma demonstração de baixa autoestima, sim isso mesmo, baixa autoestima, afinal se esta estivesse presente, não seria necessária esta "cerca" concordam?
       A zona de conforto emocional geralmente vem precedida das palavras "estou bem só, estou tranquilo(a), estou sossegado(a) em relação  à compromisso". ( como diz a música... "mentir para si mesmo é sempre a  pior mentira" )
          Na verdade... ninguém está bem só. Apenas sente esta falsa "segurança" por não envolver-se, e não se dá conta de que pode deixar passar mais do que o tempo, pode deixar passar oportunidades reais de ser feliz, de ter bons momentos, de permitir-se.
        As pessoas que realmente vivem bem estando sozinhas, só o conseguem devido a dois fatores; ou desenvolveram uma maturidade que lhes permite analisar mais as oportunidades sem banalizar as relações, ou sentem realmente conforto em conviver com o medo da decepção (ou seja, não se arriscam).
         Todos nós vivemos numa zona de conforto emocional em algum momento, mas de repente surge algo, surge alguém, e você começa a analisar se a sua zona de conforto  é tão boa assim, tão... "confortável". Quando esta duvida surgir, saia desse cerco, respire, deixe o ar fresco entrar, muitas vezes as boas oportunidades não surgem novamente.
            Se isso aconteceu com você, se está acontecendo, esqueça convenções, dogmas, costumes, conceitos... olho no olho, é tudo o que você precisa para ter coragem de sair desta... bolha, desta redoma.


               Saia da zona de conforto...    viva. 


               A zona de conforto nada mais é do que uma acomodação que não deixa você evoluir, viver, sentir...    o que você pode estar perdendo agora? Como eu sempre digo... a pergunta ideal sempre será "porque não?"... deixe o "será?" para quem não quer  sair do lugar.