sábado, 23 de junho de 2012

MANIPULADORES...


    Manipular...

    controlar, algo ou alguém, usar subterfúgios, técnicas, e meios que facilitem a obtenção de vantagem de qualquer tipo.

    "A arte dos manipuladores não expõe fragilidades mas sim o caráter do manipulador, frágil fica quem compreende isso e ainda assim se deixa manipular." (T.Marques)

     Pessoas que manipulam muitas vezes são confundidas com líderes natos, com pessoas que tem o "dom" de comandar, ledo engano. Manipuladores não agem pelo coletivo, mas em função deles mesmos, mas afinal, qual a relevância deste tipo de assunto, em um blog que fala em quase que exclusivamente sobre relacionamentos?

      Boa pergunta...                                espero que gostem da resposta.

      Nos relacionamentos encontramos mais manipuladores do que em qualquer outro meio, afinal é o lugar mais sensível para eles, é a melhor porta de entrada, uma relação, um relacionamento amoroso, algo que mexe com a emoção muito antes da razão.

     Os "Manipuladores do Coração", prefiro chama-los assim, utilizam o sentimento genuíno da outra parte como uma arma, eles usam a insegurança, as dúvidas, as necessidades e principalmente a confiança deste alguém na relação, para poder manipular, exercer certo poder, criar uma dependência, muitas vezes canibal, verdadeiros sangue sugas sentimentais.

      São envolventes, simpáticos, mas podem variar de momentos de ternura a cenas dantescas de ciúme em segundos, basta que o "controle" esteja ameaçado.

           "Manipuladores tentam isolar a pessoa que buscam controlar, pois sabem que conseguem enganar uma pessoa por muito tempo, mas não muitas por muito tempo, temem amigos, familiares e qualquer um que possa mostrar um outro ponto de vista... é preciso prestar atenção aos sinais".

        Sempre com tiradas clássicas, sempre buscando um meio de manter um elo, uma ligação com com a pessoa que manipulam, mesmo que o relacionamento já não exista mais, eles criam meios de manter contato, seja este visual ou não. Mandam e-mails, recados via SMS ( celular ), enfim cercam a pessoa que muitas vezes em vão... tenta escapar, é impossível? Não... mas depende muito de quem se deixou manipular.

       "Só existem vendedores de vaga no céu porque existem compradores crédulos" (T.Marques)

       As bases da manipulação sempre são as mesmas, quer reconhecer o manipulador ? Entenda seus passos...   observe.

       Os manipuladores/sangue sugas  de relacionamento sempre agem da mesma forma, seu perfil é mais fácil de traçar do que se imagina.

      1º- Usam problemas ou condições pessoais para causar comoção.

      2º- Sempre deixam claro que são "melhores" graças a pessoa.

      3º- Tem ciúmes em momentos inesperados, fora de contexto.

      4º- Tentam criar meios de comover o outro utilizando a família.

      5º- Quando encontram o meio, sempre o reutilizam sem remorso.

      6º- Tentam deixar claro que sem a pessoa nada funciona.

      7º- Sempre usam coisas do passado para causar... nostalgia.

      Estes são apenas alguns pontos em comum... nunca se deve levar como regra geral, mas vale a observação.

      E ficam sempre no ar as perguntas que as "vítimas" destes manipuladores devem fazer a si mesmos, aquelas que determinam o ponto em que a relação está,e o mais importante se deve ser levado como o...  ponto final.

      1- Eu preciso disso?
      2- Esta relação me faz mais bem do que mal?
      3- O que eu estou deixando de viver por estar nesta relação?
      4- Porque viver esta "nostalgia" se o resultado é sempre ruim?
      5- Será o "habito" de estar com a pessoa e não amor?
      6- O que eu afasto em nome desta "relação"?
      7- Quanto vale a minha felicidade?

      Um relacionamento é uma troca...  de confiança, de respeito, de lealdade, e amizade. Quando a relação entra neste ritmo doentio, neste ritmo ditado pelo manipulador, nada disso ocorre, pois apenas um lado cede, apenas um lado é leal, apenas um lado ama, mas será que esta relação é boa? Será que vale à pena? Que "dependência" é esta?

        Amor próprio não é egoísmo. ( e quem vê de fora com certeza vê melhor... pense nisso)

       Apesar de citar apenas o lado "sentimental" existem manipuladores que se passam por amigos, colegas de trabalho... onde há interesse, pode sim surgir um manipulador ou manipuladora... quem sabe?