sábado, 7 de janeiro de 2017

SABE AQUELA... "MULHER" ?

   Sabe aquela mulher que realmente chama a atenção quando chega ?

   Claro que sabe, e sabe que ela não precisa estar com as roupas mais curtas, justas, não precisa falar mais alto do que todos, não precisa usar um palavrão à cada três palavras.

    Todos sabem que a vulgaridade não faz parte dos predicados de uma "mulher de verdade".

     Além disso, quem encara baixaria todo dia ?

    Quem aguenta isso ?

    Quem nunca viu uma mulher que chega falando alto, tem aquela risada escandalosa mesmo quando o piada é sem graça, ou que age de maneira vulgar, ainda que tentando dar um tom de... "brincadeira" ?

    Pois é.

    Em uma roda de amigos, existem certas liberdades, certas concessões, mas em reuniões sociais a pessoa que não tem em mente que nem todos tem o mesmo nível de amizade, ou precisam fazer concessões deste tipo, sempre será inadequada.

    Conhecí algumas pessoas assim (infelizmente), totalmente inapropriadas para qualquer situação, capazes de aparecer na festa levando à tiracolo convidados próprios, ou pessoas que não se encaixam no contexto, e ainda deixam para que os anfitriões façam "sala".

    É... educação ou tem ou não.

    Mas quem realmente quer melhorar aprende, não apenas por tentativa e erro, mas por observar os exemplos.

    Existem mulheres... se é que podem ser assim chamadas, que realmente necessitam da atenção quando chegam, seja falando alto, ou pegando "ganchos" em rodas de conversa, sempre mostrando como são autruístas, boas no que fazem, ou diferenciadas pelos meios que frequentam fora dali.

   Existem homens assim? Claro que existem, mas esperar o quê de nós homens toscos, ogros, e sem controle total da testosterona ? ( O que jamais será desculpa ou justificativa para falta de educação, respeito e para canalhices de toda sorte )
   Quando somos educados, sensíveis aos problemas das mulheres, não somos bem vistos, mas certamente uma mulher escandalosa, falando palavrões sem parar, mau educada, é bem pior.

   Não tenho paciência... aliás não tenho o menor prazer em estar em companhia deste tipo de pessoa, ou no mesmo ambiente, ainda que esteja em uma conversa interessante, ou ouvindo algo inteligente em algum canto do lugar, existem pessoas que criam situações ou falam tão alto para chamar a atenção, que realmente... "atrapalham", é como se você atendesse o celular no cinema e ficasse gritando para se fazer entender em meio ao filme.

   Já enalteci a "mulher de verdade" em outro texto, mas aqui estou fazendo alusão as que acreditam ser a mulher de verdade, as que tentam chamar a atenção à qualquer preço, justamente por não saberem que a mulher de verdade, pela simples presença discreta, chama muito mais a atenção.

   Já sei... algumas feministas dirão " então a mulher deve ser submissa, comportadinha, quietinha no seu canto ? ".

   Bem, se ser educada, discreta, saber se portar em qualquer situação é coisa de mulheres que traem o movimento feminista, então podem me considerar o pior dos machistas. Mas... tenham no mínimo a decência de ler o que escrevo, reconhecendo que eu sempre deixo claro que educação, respeito, discrição... devem partir de ambos os lados, de homens e mulheres de verdade.

    Afinal, quantas pessoas assim você conhece ? Quantas vezes viu isso ?
    Triste não ?

    Me encanto sim com mulheres que vez ou outra soltam aquele palavrão, riem das piores piadas, falam amenidades e bobagens com a mesma desenvoltura, mas que o fazem no momento certo, são sagazes, inteligentes, ácidas na medida, tem "timming", são... mulheres. 
" Uma mulher de verdade, mesmo no gesto e momento mais simples, delicado, torna-se tão magnética e hipnótica que ao ser observada já te leva além da superfície, são as pessoas naturalmente encantadoras ". 

    Conheço mulheres inteligentíssimas, que acreditam que para se sobressair, devem contar com a aparência, devem falar sempre mais alto que os outros, devem agir sempre como se não devessem nada à ninguém ( principalmente educação ).
    Linguagem de bordel pode encaixar-se bem sempre nos contextos de Nelson Rodrigues, ainda que determinadas situações, piadas prontas ou momentos específicos possam ensejar essa liberdade momentânea, é uma "liberdade" momentânea, mas que para bom entendedor fica claro não é um show de "libertinagem" ainda que espontânea. 

     Não sou puritano, mas sempre deixo claro... ambientes que ficam carregados por pessoas que nada acrescentam, jamais mudarão enquanto estas pessoas estiverem presentes.

     Mudar... todos podem mudar, mas quanto tempo leva isso ?
     Quantos exemplos no mesmo ambiente a pessoa tem para espelhar-se ?
     
     Não adianta mudar, se não for para realmente trabalhar a "essência".

     Sim, sou chato, seletivo, cético, mas tenho algum tempo de praia, sei diferenciar uma mulher de verdade, de uma... "mulher" que se apresenta, representa, ou encarna simplesmente um papel que até mesmo na chatíssima Dercy Gonçalves era caricato demais.

     Infelizmente, o poder de adaptação do ser humano cria estes abismos, alguns se adaptam pelo melhor, outros pelo pior.

     Não estou nem próximo da perfeição, porque ninguém é perfeito, mas acho que aprendí um pouco ao conviver com todos os tipos de pessoas, das que precisam beber, usar drogas, gritar, falar palavrões sem parar, sexualizar tudo...   as que são discretas, educadas, tem conteúdo real, acrescentam de maneira simplória até novos conceitos e visões, e até pessoas estudiosas demais que trazem informação relevante em relação à tudo.

    O meio pode não mudar alguém positivamente, mas algo muda... porém uma pessoa que além de não mudar, queira impôr seu jeito de ser ao meio, certamente será inadequada sempre.

    Sabe como se faz para a vida andar para a frente ? Ter movimento positivo ? Evoluir ? Seleciona-se o meio mais adequado e "positivo", "nutritivo", que acrescenta mais do que apenas entretem. 

    Como reconhecer ? Quando estiver perto de pessoas negativas ou que puxam o meio para baixo... você vai sentir, releia o texto... vai ver que existe um padrão que seguem à risca.

    Vamos virar o jogo, a vida, buscar o melhor com melhores sementes, ao invés de mesclá-las com sementes de qualidade inferior, esperando que estas melhorem, já ficou provado que mesmo em quantidade menor, as piores sementes podem comprometer toda uma safra.

     Existe quem nasceu para ser trigo,e quem sempre será joio.

     Rogério "Teo" Marques.