segunda-feira, 2 de julho de 2018

PERDENDO A ESSÊNCIA... E O ENCANTO.

    Observo.

   Vejo pessoas perdendo sua essência, perdendo a identidade, sendo absorvidas pelo outro.

    Amar não significa doar-se à ponto de perder a própria identidade, a própria essência, amar significa reconhecer no outro o valor de sua existência, a existência que encantou, que atraiu, o valor do outro como um individuo.

     Vejo pessoas perdendo a própria identidade, vivendo a vida do outro, vivendo pelo outro, para o outro, mas deixando-se de lado, abandonando sonhos, desejos, projetos, oportunidades, deixando de existir, tornando-se sombras.

     E me perguntam se amar assim é ruim.

     Isso não é amor, é uma dependência doentia, é uma  falta de amor próprio, e quem não ama a sí mesmo, não pode amar outra pessoa.

     Fazer o seu mundo girar ao redor de outra pessoa é errado ?

     Depende...  se ao girar você fica apenas do lado mais escuro, sempre à sombra... a respota é sim, e lembre-se, sombra todos já possuem.

     Se a pessoa aceita esta sua "submissão", então ela não te ama com a mesma intensidade que você deseja ou... entrega.

      O amor verdadeiro não permite que você perca a sua essência, que abra mão dos seus sonhos, o amor verdadeiro é apoio, suporte, incentivo, é um "sonhar junto", e ainda que cada um tenha o seu próprio sonho, é um adaptar o rumo ao rumo do outro.
      O amor verdadeiro, fará com que ambos incentivem-se mutuamente, sem que seja necessário um anular-se pelo outro, para o outro.
       O amor verdadeiro não permitirá que a essência tão atraente num primeiro momento, apague-se, ou que fique sem o brilho que encantou.

       Perde a essência... perde-se o encanto. 

      Aquele que ama desta maneira, tem em sí uma paixão tão destrutiva, quanto a do Capitão Ahab por sua baleia... que o levou ao fim e ao fundo ( Capitão Ahab... personagem de Moby Dick de Herman Melville ).

     Se a pessoa te ama, se é amor verdadeiro, ela não permitirá que abra mão dos seus sonhos, não permitirá que mude seu rumo sem que sentem-se frente à frente para estudar o melhor meio de ambos perseguirem seus sonhos, sem que seja necessário perder um ao outro.
         
    O encanto... aquele "canto da sereia" que te atraiu, perderá o sentido, perderá sua força, perderá sua razão de ser,  se isso acontece, a pessoa deixa de ser quem te encantou, e aí...   .

     Não permita que o relacionamento te anule, se permitir que isso aconteça, e se esse certo alguém aceitar isso, então pode ter duas certezas em mente, o encanto acaba, e o que vem emanado pelo outro lado, não é amor.

        Todos somos como navios, navegando, buscando marés, ventos, rumos... deixar-se levar pela cegueira providencial que o canto da sereia traz... só vai te deixar longe daquilo que a vida espera de você, que não fique... parado.