domingo, 12 de agosto de 2012

PAI OU MÃE SOLTEIROS... (PARTE I)

   Pai solteiro... separado... na verdade existe pouquíssima diferença.
     Mas os dilemas e problemas são sempre os mesmos, claro variando de intensidade, cada qual tem a sua disposição sua própria "provação" pessoal.
     Mas existem sempre os pontos em comum, foi pensando neles que estas linhas me vieram à mente.

       Ser pai solteiro ou separado cria um certo... "estigma", sim, é isso mesmo, acabamos "rotulados", em vários sentidos e para várias situações cotidianas. Afinal além de denotar uma certa experiência de vida, cria uma certa barreira, boa por um lado e não tão boa por outro.
       Nossos horários são mais complicados, nem sempre temos tempo livre para "curtir a vida", sós ou acompanhados.
       Nos relacionamentos, bem aí fica realmente complicado, e depende muito da maturidade da outra pessoa, dificilmente alguém que não esteja na mesma situação compreende, ou tampouco aceita que esta... família é um pacote, ainda que não lhe seja "empurrada goela abaixo" para ser bem claro.
       São reuniões escolares, momentos que devemos tornar especiais com eles, momentos em que devemos transmitir segurança, carinho, e no final acabamos nos esquecendo que... também precisamos de atenção, e acabamos deixando de lado aquela pessoa que vemos, quando nos olhamos no espelho.
         É complicado... mesmo com algum tempo de praia (experiência), existem sim armadilhas, situações e momentos que nos deixam mais expostos, a experiência nos mostra que são passageiros, apesar do "incômodo" que possam causar no momento. Uma das vantagens da maturidade que o tempo traz, é que sabemos usar como filtro este tipo de situação, seja ela social, ligada ao trabalho ou aos relacionamentos.
         Modificamos nossos horários, nossas vidas, tentamos conciliar tudo para que estes pequenos sempre nos tenham à mão. Nem sempre é fácil, mas... é a realidade da vida de muitos.
            Eu mesmo já caí nestas armadilhas, no final acabamos aprendendo que existe uma máxima popular muito verdadeira... "muitas pessoas passam por nossas vidas, mas apenas algumas ficam...", e neste caso em especial ficam apenas as que tem maturidade, que olham além do óbvio. E com certeza... são poucas.
             É uma realidade diferente, é uma situação ímpar, que só permite a aproximação de alguém ímpar, mas como tudo nesta vida, acontece... naturalmente.
               Que fique bem claro, não são problemas e prerrogativas apenas dos "pais" solteiros, mas das "mães" solteiras, ou separadas, ou seja lá qual for a condição. As armadilhas existem e são reais, mesmo em nossa necessidade de aparentar força o tempo todo, no fundo somos tão frágeis quanto qualquer um, apenas toleramos mais o ar rarefeito de algumas situações.
               A única certeza que eu tenho, é que não podemos ter certeza de nada, apenas, manter o movimento, viver esta realidade, que não é um problema (e não chega nem perto disso), mas sim uma situação especial que nos prepara para aplicar este "filtro", que com certeza vai facilitar para que o melhor aconteça sempre... naturalmente.
               
        ALGUMAS DAS COISAS QUE APRENDI...


"EU NÃO AMO SIMPLESMENTE, EU NÃO GOSTO SIMPLESMENTE, EU APENAS VEJO O MELHOR EM CADA UM, VEJO O QUE VEM ANTES DA IMAGEM, ANTES DO EXTERIOR... E SÓ PERMANECE QUEM NÃO TEM SOMBRAS OU LUGARES OBSCUROS, A VIDA JÁ TEM MUITO DISSO."(T.MARQUES)

"NÃO SOU INTOLERANTE OU PRESUNÇOSO... MAS SÓ ME APROXIMO UMA VEZ, SÓ DEMONSTRO INTERESSE UMA VEZ, NÃO INSISTO, E TAMPOUCO DESISTO, APENAS... SIGO MEU CAMINHO, ME ACOMPANHA QUEM QUISER, NÃO PROMETO APENAS FLORES, OU PEDRAS PELO CAMINHO, MAS SIM LEALDADE" (T.MARQUES)
              

       "Melhor dormir com a pessoa errada e acordar com a certa, do que deitar-se com a certa e acordar com a errada, o tempo mostra, ou... a luz do dia. Não entendeu? Boa sorte". (T.Marques)

 "Só não há escolha onde não existem possibilidades... e sempre existem possibilidades".(T.Marques)

  "O caráter é o traço mais sútil da beleza interior, e a vaidade o mais explícito da superficialidade" (Téo Marques)

  "O problema de querer criar uma fórmula para a pessoa ideal, é que além de utópico, é como querer subir em escada velha de madeira, estala, dá sinais de que está bambeando, mas sempre tem quem sobe, e no final o tombo é certo,e quanto mais alto... para bom entendedor meia palavra basta, ou apenas o primeiro degrau." (T.Marques)

"Um belo sorriso encanta... um olhar pode ser sedutor... mas é preciso sempre ver além da superfície estes são apenas adornos da embalagem, e mesmo soda cáustica fica atraente se a embalagem for boa." (T.Marques)

 APROXIME-SE UMA VEZ, DEIXE CLARO O QUE QUER UMA VEZ, DEMONSTRE INTERESSE UMA VEZ... SE NÃO FOR CORRESPONDIDO, SIGA EM FRENTE, MAS LEMBRE-SE, QUEM PERDE O TREM TEM QUE CORRER ATRÁS,A VIDA É UMA LINHA ÚNICA SEMPRE EM FRENTE, QUEM PERDE O TREM PORQUE PENSOU DEMAIS... FICA". (TEORIA DA EVOLUÇÃO, QUEM EVOLUI RECONHECE O ERRO E TENTA REPARÁ-LO) (T.MARQUES)

  
  SÃO PEQUENOS PENSAMENTOS, IDEIAS, DESCOBERTAS, ALGUMAS CONSTATAÇÕES QUE SURGEM COM  TEMPO, QUE COMPREENDEMOS COM A MATURIDADE, QUE APLICAMOS COMO LIÇÕES, COMO PARTE DE UM FILTRO, COMO BARREIRA DA EVOLUÇÃO NATURAL... QUEM CONTINUA APÓS TANTOS "TESTES", TEM SUA RAZÃO PARA ESTAR ALI.
         É COMO EU SEMPRE DIGO... NADA É POR ACASO, O ACASO É RESULTADO DO SEU DESCASO, PRESTE ATENÇÃO AOS SINAIS.

           AOS QUE VIVEM NESTE MUNDO REAL... PARABÉNS, AOS QUE COMPARTILHAM DESTA REALIDADE RETRATADA NO TEXTO, PARABÉNS TAMBÉM... AFINAL RESISTIR AO AR MUITAS VEZES RAREFEITO, É PARA POUCOS.