quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

LINES ON MY FACE...

        Mais um ano...

        Mais uma década... (!)


        Mais um cabelo branco... (antes fosse só um mesmo)

        ...as linhas no meu rosto ainda que não tão profundas ou marcantes, já trazem o sinal dos tempos. Não, não dos tempos remotos da época em que meu pergaminho de identidade ficou pronto, sai pra lá Fariseu!




       Brincadeiras à parte, o tempo passa e é impiedoso com todos, não existem mágicas nem tampouco milagres. Claro devemos nos cuidar... (e eu estou precisando mesmo, estou me sentindo Elvis no final de carreira, hora de fechar a boca!) mas sempre sem exageros, de que adianta correr atrás da aparência de maneira desenfreada sempre que chega o verão? Ou só para sair bem na foto com os amigos? Já pensou quanta coisa boa pode ser feita se reservar alguns minutos desta busca incansável para viver mesmo? No final do ano ganha pelo menos alguns dias de... liberdade.

        Sim, liberdade, afinal a ditadura da beleza é implacável, homens e mulheres são escravos de imagens, de ideais, de estereótipos e no final percebem que muitos destes seres puramente plásticos eram apenas uma... casca, uma embalagem. Até óleo de rícino bem embalado fica arrumadinho.

             Eu gosto das linhas no meu rosto... tenho que gostar claro, são minhas, bem criadas, e antes de imaginar que representam um sinal do tempo que passou, eu imagino que são as marcas do tempo na capa de couro de um livro manuscrito... um livro que aos poucos vou preenchendo, completando, uma história na qual acrescento personagens e situações diuturnamente, um épico só meu mas compartilhado com aqueles que fazem ou fizeram parte dos meus capítulos.

          Flanei pelas aventuras, dramas, romances... escrevo com a pena, e os intervalos nos momentos necessários para mergulhá-la na tinta, são aqueles que uso para respirar e buscar a palavra certa, a descrição correta,e a justiça para com os meus personagens, sejam eles principais ou coadjuvantes, todos estão aqui.

            O tempo me deixou mais crítico, mas não menos sujeito a erros, a equívocos, a deslizes, sou apenas um observador da vida, mas observo enquanto vivo cada momento, pois aprendi que devemos olhar para os lados à todo instante, não é preciso esquecer o que nos cerca para alcançar um objetivo, se este é real e motivo do seu foco, não é olhando a vida à sua volta que irá perde-lo de vista concorda? A promessa pode estar nos lábios... mas o objetivo real está sempre dentro do peito.

             Agradeço aos amigos/personagens deste livro... sem a presença de todos vocês as linhas e as marcas do tempo não fariam sentido, seriam apenas... sinais.

                  Durante a "confecção" deste livro (que espero demore muito para chegar a sua contracapa), aprendi algumas coisas, pude rever conceitos, atitudes e principalmente, entendi que partilhar experiências é parte de nossa evolução pessoal, e o melhor de tudo é reconhecer que ainda não sei nada... afinal, quem sabe tudo chega ao final da história antes concordam?

                  Apesar da época do ano, não é um texto de final de ano... de "ano novo" (mas é o meu "novo ano" que começa), dentro de alguns dias mudamos a folhinha, as contas, os problemas e obstáculos continuam presentes, e como eu digo sempre, trace metas dentro de você, o que sai da boca como promessa, sempre será só uma promessa...  agora dê uma olhadinha à sua volta, viva, deixe viver... dê sentido à estes sinais do tempo.

                  E o mais importante, durante a confecção do seu livro, seja ele manuscrito ou não, o que importa é retratar com exatidão os personagens.

                 Quanto as pessoas que se preocupam com a minhas  linhas de expressão, se quiserem me pagar um spa... (risos), bem meus amigos e personagens, é hora de correr atrás do meu prejuízo, como disse no começo do texto estou parecendo o Elvis em final de carreira (inchado!),e como não pretendo cantar em Las Vegas... ou encontrar com ele tão cedo, melhor me cuidar. ( saúde e vaidade não são sinônimos não se esqueça... mas podem ser efeitos colaterais um do outro)


      O MEU FINAL DE ANO, MINHA VIRADA DE CALENDÁRIO OCORRE SEMPRE NO DIA DO MEU ANIVERSÁRIO, AFINAL É O MEU ANO QUE CONTA... E AS MUDANÇAS DE ATITUDE, DE RUMO, SEMPRE OCORREM NESTA ÉPOCA, E NESTE DIA EM PARTICULAR.
       REVEJO CONCEITOS, IDEIAS, ABANDONO O QUE,E QUEM ME ATRASA, VALORIZO MAIS QUEM ME ACOMPANHA, E NO FINAL FAÇO A MINHA LIMPEZA. MAS NUNCA QUEBRO MINHA PRINCIPAL REGRA... UMA DECISÃO TOMADA NA VIRADA, NÃO TEM VOLTA... VIRO A PÁGINA E SIGO EM FRENTE. RADICAL? NÃO... APENAS REALISTA, O TEMPO NÃO PÁRA POR NINGUÉM, PARA NINGUÉM, É PRECIOSO...E EU APRENDI A DAR VALOR A ELE.

       "Não prometo somente flôres ou pedras pelo caminho... mas sim lealdade, me acompanha quem quer, e quem sabe ser leal no caminho." (T.Marques)
                
 Téo.