quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

50 TONS DE QUÊ?

   Já sei... muitas críticas, muitas opiniões já compartilhadas exaustivamente, mas creio que não seja tão fácil esgotar um assunto que retratei inúmeras vezes aqui neste blog.
   Alguns podem pensar... "lá vem ele de novo".

   Com certeza... afinal como deixar passar a oportunidade de falar à respeito de algo tão complicado, de algo que retratei a exaustão,e que como todos podem ver, serve de alavanca para vender. Sexo, mentiras, e traição... a fórmula secreta dos dramas e bestsellers.

   Primeiro vamos esclarecer que a trilogia composta pelos livros "Cinquenta tons de cinza", "Cinquenta tons de liberdade" e "Cinquenta tona mais escuros". Existe algum valor fora o comercial?

   Depende da interpretação de cada um e de como a ideia principal do livro atinge as pessoas, em que momento de suas vidas, em que condições.

  E tudo isso tem um certo peso na interpretação.

  A trilogia deixa bem clara a realidade dos desencontros e "enganos" amorosos, das frustrações e dos dilemas de quem não consegue se posicionar, quem não consegue sentir-se inserido(a) no contexto das relações afetivas. Atinge quem se julga... sem sorte no amor.

  Então ficam certas questões no ar, e eu gostaria de saber realmente o que todos vocês acham.

  Incitar, promover, propagar as "beneces" da submissão, de um ser humano sentir-se subjugado, e ainda assim encontrar pontos positivos nisso, ou seja... vai de encontro à tudo o que seria natural, normal ou... desejável em uma relação. Ou não?

  Fetiches, estilos de vida, tabus sexuais... tudo isso permeia as vezes o imaginário de quem vive um relacionamento, de quem convive com alguém, são as fantasias, nada de anormal, mas se o jogo for sempre limpo e natural, podem ser um tempero para a relação, desde que... existam limites.

  A trilogia prega que aparência, poder, e riqueza sejam encarados como predicados, como os pontos cruciais em alguém, mas certamente estes não fazem parte do caráter de ninguém.
  A submissão feminina, o fato de "condicionar" a existência de um relacionamento a vontade de um apenas, a criação de meios de escravizar moral e psicologicamente alguém... com certeza não me parece o sonho de consumo das mulheres de verdade, as que querem uma relação verdadeira, inteira, normal. Ou estou enganado?

   Uma relação que começa com submissão, humilhação, condições para funcionar que lembram mais um acordo comercial ( e qual a validade e o valor da mercadoria?), seguida de um relacionamento doentio, cheio de meias verdades, de omissões, de condições frias para determinar sua continuidade... e logo após tudo isso, a dúvida à respeito do valor de tudo isso, do valor da relação, do próprio valor.

   Em quatro linhas foi possível definir a trilogia toda,e afinal, o que ela traz de diferente? o que ela acrescenta? O que ela ensina?

   Para mim, a única coisa que esta "trilogia" demonstra, é que existem mais pessoas precisando de um amparo, de um caminho, um rumo à seguir, de palavras certas nas horas certas ( e não palavras erradas nas horas certas, na hora de... vender),  então buscando pedaços e "insights" de algumas coisas que já postei neste blog, vejo que minha visão é totalmente contrária ao que a trilogia "vende"... ou.... "prega".

  Só trechos... para pensar, afinal se alguns perderam horas e dias lendo esta trilogia, alguns minutos não serão a ruína do seu dia.

  

"Só não há escolha onde não existem possibilidades... e sempre existem possibilidades".(T.Marques)


        "Jogar limpo não só na relação é saudável, é correto, é leal... e tudo isso é base para qualquer tipo de relacionamento, seja amizade,  profissional, ou amoroso". (T.Marques)



"  Buscar a pessoa certa e encontrar a errada é mais fácil do que se pensa, afinal, a pessoa errada também procura a certa, e aí... dois procurando o mesmo rumo andando em círculos e muitas vezes sem perceber o óbvio.
                            Não procure a pessoa certa ou a errada, olhe com os olhos de quem quer realmente uma pessoa para conviver e dividir momentos bons e ruins, e não com os olhos de quem busca o que os outros esperam, ou  aquele que simplesmente não passe da superfície". (T.Marques)



                       "  A mulher de verdade, assusta os menos preparados com a sua independência, sua firmeza de caráter e opinião, ela não se deixa levar por modismos quando o assunto é o relacionamento". (T.Marques)


 " Não existe o par perfeito, existe sim aquela pessoa que em determinado momento da sua vida preenche uma fôrma (sim uma fôrma, imagine uma fôrma de bolo), que você julga como sendo a ideal.
Quando isso acontece, o encanto, a atração, tudo isso faz com que esta pessoa este alguém entre perfeitamente nesta fôrma, mas acontece que aquele fator que todos desprezam em nome de uma atração, vem e muda esta cena. Este fator é o tempo... acelerar as coisas pode arranhar um pouco a fôrma".(T.marques)


 "Tudo o que é banalizado perde o sentido, se você banaliza o amor, jamais será visto(a) como alguém para amar, se você banaliza o sexo, jamais será visto(a) como alguém que tenha outra função além dessa... é um processo de auto-degradação, onde você como pessoa torna-se... banal. Valor todos nós temos, basta refletir e pensar como queremos ser tratados, nada é por acaso, o acaso é resultado do seu descaso... pense nisso."(T.Marques)
             

" Tudo o que começa de maneira afoita... termina brevemente, em compensação, quando tudo ocorre naturalmente aprecia-se mais o sabor das descobertas, da convivência, é um dos segredos para qualquer relacionamento dar certo." (T.Marques)




É preciso... amadurecer

Mulheres de verdade não param em olhares ou aparências, elas vão além, elas tocam a superfície com sua experiência e observam o fundo como reage, sempre sutilmente, sempre preservando-se, elas (as mulheres de verdade) não mergulham de cabeça se a água ficar turva.

Homens de verdade, não vão desviar o olhar na hora de dizer o que sentem, vão olhar fundo nos olhos, vão tocá-las com sutileza, e vão respeitá-las de acordo com o que sentem e entendem que seja o melhor, que seja o que realmente merecem. Isso tudo só é possível quando se busca qualidade... e se "ela" tem qualidade, vai entender isso.(Téo Marques)




     " EXISTEM TRÊS PERGUNTAS QUE DETERMINAM O FUTURO DE UM RELACIONAMENTO...
- EU PRECISO DISSO?
- ESTÁ VALENDO À PENA PARA MIM?
- É O QUE EU REALMENTE QUERO?
QUANDO ELAS SURGEM... É O COMEÇO DO FIM, POR ISSO ANTES DE CHEGAR NESTE PONTO, PENSE BEM, NÃO É BRINCADEIRA DE CRIANÇA. ALGUÉM PODE DEPOSITAR MAIS DO QUE ESPERANÇAS NA RELAÇÃO, PODE DEPOSITAR SONHOS,E NÓS SOMOS FEITOS DE SONHOS... " (T.MARQUES)


É isso aí... só um apanhado das minhas... "viagens".



   NÃO SÃO 50 TONS DE CINZA... NEM DE NADA, SÃO APENAS 40 LINHAS DE ALGO QUE POUPA MUITO SOFRIMENTO, MUITA DECEPÇÃO, E ECONOMIZA ALGO MUITO IMPORTANTE PARA QUALQUER UM... O TEMPO. SÃO APENAS OBSERVAÇÕES... VAMOS OBSERVAR A VIDA, ELA NOS OBSERVA O TEMPO TODO, NOS PESA, NOS MEDE E NOS JULGA... NINGUÉM PRECISA DE FICÇÃO QUANDO A VIDA REAL JÁ É COMPLICADA DEMAIS.

   Amor próprio, bom senso, e maturidade para olhar além da superfície...  e assim o que você escolher viver terá valor, terá... qualidade.

   Eu não sou o dono da verdade, nem tenho esta pretensão, não imagino ser capaz de redigir um "manual" para relacionamentos ou relações humanas, isso seria leviano, afinal cada ser humano é único e isso não dá para medir e determinar...  são só observações de quem tem algum tempo de praia, fazem parte da troca de experiências que eu julgo ser importante para evoluir, porquê não? Afinal estamos todos aqui para aprender...   certo?