sexta-feira, 24 de maio de 2013

A DITADURA DA BELEZA... A SUPERFÍCIE... ELAS/ELES...

      Conversa vai, conversa vem e se tem algo que sempre entra em toda conversa, é a beleza, ou o que é beleza.

        É complicado, pois o conceito de beleza é muito relativo, e no caso de pessoas que olham sempre além da superfície, é um conceito subjetivo.

       Mas o que é bonito?

       O que é... belo?

       Se você parar para pensar, você já deve ter se encantado por alguém que não era atraente para outras pessoas, mas que exercia um certo magnetismo, um certo fascínio sobre você. Complicado de explicar ou compreender?  Não na verdade não... é sempre uma questão de maturidade.

       Se isso aconteceu com você, parabéns... você realmente foi além da superfície, você tem aquele "algo mais" que o/a separa dos escravos da ditadura da beleza.

       Então, é preciso deixar claro algo que muitos comentam, alardeiam, mas que poucos compreendem verdadeiramente.

              A beleza... é passageira.

            É bom estar ao lado de alguém desejável, de alguém que "pára o trânsito", que deixa as outras pessoas pensando " está bem acompanhado(a)"...  certo?

                  Mas e depois? 

            Já parou para pensar que o conteúdo, o que a pessoa tem a oferecer depois que a aparência se vai, a capacidade de sentar e entabular uma conversa mais profunda à respeito de vários assuntos, a visão que a pessoa tem de família, trabalho, e do que é verdadeiro e o que é fútil, podem pesar muito no futuro?

             Por isso nunca devemos julgar alguém pela aparência, nem toda pessoa que atrai por sua beleza, é fútil, superficial, e nem toda pessoa que não é tão atraente tem a profundidade ou o conteúdo que popularmente dizem existir.

                 O importante é ser único(a) em sua essência, na verdade, na lealdade, na humildade... isso é a base de muitas coisas que realmente são atraentes.

                   O homem que se baseia na aparência, casa-se com uma mulher muito bonita, ou mantém um relacionamento sério com esta, com o passar do tempo ( a maioria diga-se de passagem) acostuma-se com a beleza da companheira, então esta torna-se... comum,e aí ele começa a buscar uma nova beleza.
                     Mas existe a contrapartida, existem sim aqueles que olham além da superfície, que não vão recriminar a mulher que se cuida, mas não é escrava desta ditadura. Estes veem atributos que estão além do decote, das fendas, das formas... eles veem a mulher de verdade.

                  Da mesma forma, existem as mulheres que vivem de buscar a "barriga de tanquinho" , a aparência, o "cara" que as outras gostariam de ter ao lado pela beleza, em alguns casos pelas posses, pelo status... mas estas certamente são as maiores escravas da ditadura da beleza, afinal, para estar ao lado de alguém assim, devem estar à altura é claro.


                 E neste caso também existem exceções... nem todo homem que é considerado bonito, ou diferenciado, vive em função disso e como eu disse lá atrás... humildade, lealdade, jogo limpo... se estão presentes, já fazem vale à pena.

                 Dinheiro, posses, aparência, status...

               não são qualidades, são condições e nem mesmo devem ser considerados "complementos" de alguém.

                Humildade, sinceridade, maturidade...

                são atributos, são permanentes,e fazem parte de algo que não tem preço, valor, mas que certamente tornam qualquer pessoa magnética, atraente... o caráter.

                E aí entram alguns fatores que separam as pessoas verdadeiras das que vivem... da superfície.

                Quem se pergunta... ou pensa;

               - o que vão pensar se me virem com esta pessoa?
               - ele(a) é legal, mas esperam mais de mim...
               - preciso de alguém que combine mais comigo...
               - quero alguém que chame a atenção...
               - é uma boa pessoa, mas a aparência...
               
               ...fora outros absurdos, está certamente vivendo do que os outros pensam, ou seja não tem vida própria ou profundidade, é mais... superficial do que o próprio espelho que não lhe mostra a realidade.

                Quem pensa assim... em público, não age como age quando estão á sós... é "interpretação", é a máscara do teatro, da aparência,e isso... não dura muito.

                


                 
                  Mas existem pessoas que olham além da superfície,e que pensam...

       ...ele(a) é uma boa pessoa, sincero(a), honesto(a), responsável, sempre jogou limpo comigo e com todos à sua volta, tem bons valores ( família,amigos... etc...), é ótimo papo para qualquer ocasião, divertido(a)... sua companhia me faz bem... ( e deixa o que para alguns é objetivo como a a aparência, no plano mais subjetivo... esta pessoa foi e vai além da superfície, identificou alguém para somar, para acrescentar á sua vida ou vice versa).

              Como saber se a pessoa que está  com você é assim? Aonde ela se enquadra?

                  Atitudes, gestos, a maneira como se porta quando estão juntos, sós ou em lugares movimentados, quando a apessoa está realmente com você, se ela se enquadra no segundo exemplo... então é uma pessoa realmente magnética, linda... pelo que está além da superfície.
                   Se a pessoa vai além da superfície... mesmo a maior "muvuca" é silêncio, é privacidade quando esta pessoa te olha.

             A ditadura da beleza, atinge aqueles que não confiam no que tem por dentro, nas próprias bases e alicerces... e que apegam-se ao exterior como fuga, como meio para sobreviver... mas todo munda sabe, se a base não é boa não existe estrutura que sobreviva.

                 Vamos trabalhar mais a alma e o interior, estas bases... e um pouco menos ( claro cuidar da saude é bom e necessário) da balança.

                    Esteja bem por dentro... e isso se reflete por fora.