quinta-feira, 29 de agosto de 2013

HOMEM CHORA...?

          Que pergunta não? 

       Apesar da resposta ser óbvia, devemos lembrar de nossa educação machista, e socialmente reprovável, ainda mais no século XXI.
       Nós homens somos educados, condicionados, "adestrados" desde pequenos à acreditar que "homem não chora".

       Claro que chora...               

...e chora sem medo, sem vergonha, ao menos os de verdade, aqueles que não tem problema algum em admitir isso.

       Mas o que faz um homem chorar?

       O que faz você que está lendo isso... chorar?

       Então, fica uma visão muito particular, algo que eu acredito, e que não vejo problema em compartilhar.

       Homem chora sim, chora por amor, chora de emoção, chora quando é cobrado para ser forte o tempo todo, principalmente quando mesmo sendo forte, é vencido pelo cansaço, pela exaustão, pelas condições, e quando decepciona as pessoas que ama e que dependem dele.

        Homem chora quando ama e não é correspondido, quando é traído, quando erra e perde a pessoa que ama... e quando se dá conta disso, mais ainda.
        
        Como não chorar quando assistimos cenas emocionantes? (claro é preciso compreender a profundidade da cena... mas este é outro assunto) Como não chorar... quando pessoas queridas, entes queridos sofrem? Ou... nos deixam?

        Não sejamos hipócritas... as vezes uma lágrima evita que a máquina pare, todos nós somos como navios passando por esta vida, as lágrimas são como as pequenas infiltrações nos porões, aquelas que vertem pequenas gotas salgadas... as que servem para nos lembrar que, todos nós precisamos de ajuda, de uma "manutenção" interna de vez em quando, de uma limpeza.

       Faz parte da vida, de viver... e viver é...

       sorrir...
       chorar...
       falar...
       gritar...
       sofrer...
       ser feliz...
       ser...   estar...   ter...  viver mesmo.

       Se eu choro? Claro que choro... sou humano, sou normal, vivo, estou vivo, tenho sentimentos, tenho alegrias e frustrações como qualquer um.

       Claro existem pessoas que dizem... "homem não chora", existem aqueles que respiram fundo, olham com indiferença, seguram, mantém a velha máxima "homem não chora", como algo à ser seguido, algo em que acreditam piamente.
       Mas chorar por dentro... ou segurar mágoas, frustrações, tristezas... deixam um certo "amargor" na superfície,e isso se reflete naquilo que recebe de volta das pessoas, do mundo à sua volta. 

        Então... , quando meu filho mais novo me perguntou... "papai homem chora?" Eu respondí... "Claro que chora, e isso não é vergonha, é normal, quem não chora fica mais triste ainda, chorar serve para deixar mais espaço dentro da gente, tira aquela agua salgada da lágrima... e com mais espaço a gente consegue guardar mais alegrias".

        Parece que ele se contentou com a resposta...

 ...assim espero.

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário faz parte da evolução de todos nós, critique, brigue comigo, concorde, discorde, estou aqui para aprender...