terça-feira, 19 de abril de 2011

PESSOA CERTA X PESSOA ERRADA

   Tem coisa mais complicada do que encontrar a pessoa certa? E mais fácil do que encontrar a pessoa errada?

   Nos versos de Veríssimo (que aliás são perfeitos) a pessoa errada pode muito bem ser a certa, mas afinal quem é a pessoa errada?

   Eu não busco a pessoa certa, eu sei que ela está por aí, que pode estar por aqui, que posso esbarrar com ela amanhã ao contornar uma esquina, e também sei que posso estar ao lado dela e não perceber, até porque as peças deste quebra cabeças que é a vida, se encaixam na hora certa. (sabe aquele pedacinho do quebra cabeças que fica escondido debaixo da caixa e que completa perfeitamente a figura?)

   Buscar a pessoa certa e encontrar a errada é mais fácil do que se imagina, afinal, a pessoa errada também procura a certa, e aí... dois procurando o mesmo rumo andando em círculos e muitas vêzes sem perceber o óbvio.

   Não adianta projetar em alguém um ideal pois ninguém é perfeito, quem já leu o texto à respeito do "par perfeito"  entende o que isso significa. Antes de ser algo externo, plástico, deve haver algo mais, aquele "feeling" que ultrapassa a barreira do óbvio, é melhor alguém que entenda seu ritmo e conviva com isso, do que alguém que tente mudar o seu jeito de ser.

   Ninguém deve mudar por amor, mudanças ocorrem naturalmente, por isso eu considero que a minha pessoa errada, não precisa ser alguém prestes à ser canonizada, basta que não tenha medo de viver, de tomar chuva, de rir à toa como criança, tem que ser alguém com alegria de viver, que não tenha medo de uma aventura e que saiba que viver exclusivamente para alguém, basear seu mundo no mundo de alguém, é errado, e que isso certamente cria um peso desnecessário na relação. (dividir e compartilhar é diferente de anular-se)

  Não procure a pessoa certa ou a errada, olhe com os olhos de quem quer realmente uma pessoa para conviver e dividir momentos bons e ruins, e não com os olhos de quem busca o que os outros esperam, ou  aquele que simplesmente não passe da superficie. A pessoa certa está dentro da que aparenta ser a errada... sabe porque?

  O exterior vale muito na sociedade, mas ele é passageiro, já o interior de alguém verdadeiro nunca se vai, a pessoa realmente certa, pode estar sempre alí e você nunca irá perceber enquanto não abrir os olhos para o que há além da superfície, além da imagem refletida na agua, quando você se vê não vê o outro e se isso acontece, não é autêntico, não é certo. Nunca projete o que deveria estar ao seu lado, isso é sonhar acordado (projetar quem deveria te acompanhar só recria algo que você já tem, sua sombra, e você quer alguém que viva à sua sombra? o contrário é válido também, não se esqueça) e quem sonha deixa a vida passar,e a pessoa realmente certa também.

   Um erro comum, é estar com alguém para não estar só... neste caso a máxima popular "antes só do que mal acompanhado" é totalmente autoexplicativa, além de ser errado agir assim em relação à outra pessoa.

  É tão complexo explicar ou tentar explicar isso, mas afinal em relação à sentimento o que é fácil explicar? Sempre será mais complicado do que parece, e muito mais simples do que se imagina, vem de dentro... é uma linguagem nova que demoramos para aprender, mas que depois facilita na hora de olhar-se no espelho e perguntar... encontrei?

  E se a pessoa te "encanta"... e demonstra que é recíproco, deixe as convenções de lado, estas são apenas obstáculos desnecessários que você impõe a si mesmo,  rever conceitos é parte da evolução pessoal de cada um.

   Para ajudar a... pensar.

 

                       "O caráter é o traço mais sútil da beleza interior, e a vaidade o mais explícito da superficialidade" (Téo Marques)

   

5 comentários:

  1. Muito intenso e profundo esse texto,parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu texto. Revela algo de quem fala por experiência. A pergunta final é excelente, porém deixo um caminho muito particular para respondê-la: creio que a única certeza que podemos ter é que a "busca" é nossa grande cara-metade. Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Bom, posso dizer que vc anda bem inspirado ... rs ...
    Eu concordo com vc, não existe a pessoa certa ou errada, mas sim pessoas que queiram as mesmas coisas, pq por um momento aquela pessoa pode ser errada, mas e amanhã? Ao mesmo tempo, ela pode ser a pessoa certa para aquele momento! Complicado, né???
    O negócio é não procurar!!! As coisas acontecem quando vc menos esperar .. e quando aparecer, viva, mas viva intensamente .. sem medo de perder, sem receios, desconfianças, inseguranças ... a vida é curta demais para perder com isso!!!
    E se for pra ser ... que seja um final feliz! Senão não se arrepende do que viveu, por algum motivo aquela pessoa passou na tua vida ...

    ResponderExcluir
  4. seu texto está muito bom no momento parabéns

    ResponderExcluir
  5. As buscas da vida sempre tão intensas em sua singularidade, no fundo consideramos a "pessoa certa" aquela que no momento preenche nossa necessidade seja ela qual for... a vida vai passando ... as vezes as mudanças nos levam a buscar mais e as vezes quem parecia ser a certa naquele momento pode não ser mais... Então acredito que a pessoa certa pode ser momentânea pode ser passageira ou pode ser aquela que vai se ajustando com vc com as mudanças e com o tempo.

    ResponderExcluir

Seu comentário faz parte da evolução de todos nós, critique, brigue comigo, concorde, discorde, estou aqui para aprender...