domingo, 8 de maio de 2011

A VIDA É SIMPLES... NÃO COMPLIQUE... VIVA.

   Viver é simples, e compreender isso já basta. Quem entende o que isso significa, sabe que por mais que se planeje, ou que se busque uma fórmula, cada um tem suas próprias experiências, sua maneira de ver e analisar a situações que se apresentam no dia a dia.

   Os textos que já "postei" ou publiquei aqui, são apenas observações de um cotidiano, não são receitas ou partes de um manual, não existe uma verdade absoluta, mas existe sim a analogia, e quem sabe o que é, consegue tirar proveito de todo e qualquer texto, de toda e qualquer idéia.

   A vida é simples... não complicar é que é difícil, pois o lado emocional sempre fala mais alto, é praticamente impossível analisar com frieza qualquer situação de stress quando se está envolvido, mesmo com muita experiência é uma missão difícil, por isso ter pontos de referência, conversar com alguém com experiência e visão semelhantes, ou até mesmo que reconhecidamente tenha mais experiência pode ser muito bom, ainda assim não existe uma receita que sirva para todos.

  Muitas vêzes a resposta está diante de nossos olhos, basta saber observar, basta saber entender, comparar. Quando reconhecemos situações análogas (parecidas) com a que estamos enfrentando, se for possível parar, respirar e comparar as situações, a resposta pode estar ali, é a base de nosso conhecimento empírico (aquele que adquirimos com as experiências advindas de tentativa e erro, da vivência) pois  muitas vêzes por não damos atenção ao que nos cerca, citamos o "acaso" (vide texto "nada é por acaso... o acaso é resultado do seu descaso"),e isso não existe certo?

   Antes de "achar pêlo em ovo", olhe à sua volta, pare, pense, muitas vêzes você já tem a resposta, só não lembra onde guardou. (pode estar guardada com outras situações parecidas e desagradáveis, é o mecanismo de autodefesa natural de todos nós)

   Aproveite as sensações, pare para notar os aromas, os sabores, as côres que a vida apresenta a cada minuto, observe mais a vida ao seu redor, curta os amigos, curta os amores, as aventuras... aproveite quando dicas e conselhos estiverem em seu caminho, respeite a experiência alheia, independente de idade, idade nem sempre é sinônimo de experiência, e experiência nem sempre é sinônimo de competência. E lembre-se de repente a resposta está em alguma experiência análoga à sua, basta observar.

   Quando escrevo à respeito de relacionamentos, penso em tudo o que já vivi, e compartilho muitas experiências por saber que se eu tivesse visto algo parecido, ou se eu simplesmente tivesse a oportunidade de conversar com alguém, que compartilhasse as experiências boas e ruins com a mesma intensidade com que elas se apresentam, talvez não tivesse tropeçado tanto.

   Longe de ser um expert em viver, sou só mais um aluno em meio a tantos colegas de aprendizado que caminham comigo, diretamente ao meu lado ou não, vamos aproveitar ao máximo este presente que é a vida, vamos viver para poder deixar em nosso epitáfio só uma frase... "eu vivi" com base na acepção completa da palavra, com todas as suas nuances e variantes.

   Toda história tem um fim, quando você nasceu o Capítulo I começou, o meio e o fim desta história é você quem escreve no dia a dia, flanando pelo mundo, flertando com os romances e narrando em primeira pessoa, a sua história é você quem faz, se será um clássico... só quando olhar para traz e tiver a certeza de que viveu da melhor maneira possível,  você saberá.

   Agora ligue para aquele amigo ou amiga, ou para aquela pessoa especial... saia, só ou acompanhado(a), não importa, o que importa é estar lá fora vendo o que provoca as sombras na parede da caverna... (Platão). Neste blog compartilho idéias, experiências e vivências diárias, e ficarei feliz se você que acompanha minhas "postagens", compartilhar as suas comigo também, afinal sou tão calouro nesta vida quanto você.

   Um grande abraço à todos e...                           vamos curtir a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário faz parte da evolução de todos nós, critique, brigue comigo, concorde, discorde, estou aqui para aprender...