quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O CHÔRO QUE TE ENGOLE... (AOS QUE SOFREM EM SILÊNCIO)

O CHORO QUE SE ENGOLE... E A TRISTEZA QUE TE AFOGA.
Depressão... o chôro silencioso, a lágrima que escorre por dentro, em silêncio.

Somos todos embarcações soltas num mar de calmarias e tempestades.


Alguns sentem-se bem com a tempestade, porque apreciam aquela sensação de alívio que chega depois do tumulto, da adrenalina, do nervosismo.

Mas existem aqueles que temendo a tempestade, vivenciam a angústia de talvez enfrentá-la mesmo na calmaria.

E sofrem.

É preciso muita sensibilidade para identificar o sofrimento, para sentir que o outro não está bem, para identificar que a outra embarcação está adernando mais do que deveria.

Demérito na hora de navegar pela vida ?

Não... apenas é preciso a segurança da esquadra, de outro navegante que diga... "observe a minha espuma", estamos juntos, você consegue.

Para quem antecipa a tempestade que pode nem chegar, até uma enseada ou uma lagoa espelhada parecem mar revolto.

Mas na verdade, a tempestade está dentro de cada um.

Segurar o chôro, é deixar os porões serem invadidos pela água salgada que deveria escorrer por fora,e não por dentro, sinal de que há algo errado, chorar esvazia os porões emantém o equilíbrio, mantém a flutuação, alivia.

Não devemos ver fraquezas ou deficiências naquele que exita e sofre assim, mas sim uma sensibilidade extrema, que os torna suscetíveis as mais tênues mudanças no balanço, seu sofrimento vem da sensibilidade excessiva, que não está em conformidade com a maturidade que ainda não evoluiu tanto para atingir o equilíbrio.

Portanto... não julgue.

A sensibilidade extrema que os tolhe, é a mesma que falta à muitos que qualquer mexida no mar engole, atingir o equilíbrio leva tempo, muitas vezes uma vida inteira.
Vamos sinalizar positivamente para as embarções que cruzam conosco pelos mares da vida, vamos sempre sinalizar o caminho, dividir e evoluir não são sinônimos, mas caminham no mesmo sentido na mesma direção.
E... se a outra nau não chegou ao porto, não significa que ela não siga navegando, apenas está além do horizonte, fora do alcance dos olhos, mas presente nos corações, e um dia... outro porto, e todos estarão reunidos novamente.


Rogério Marques.tempodepraia.blogspot.com

3 comentários:

  1. Não sei se já comentei este texto mas, é como se fizesse parte dele. Não sei como explicar, apenas conforme vou lendo, vou vendo grande parte de mim. Me encontro nele mas, ainda, continuo sem respostas...sem socorro.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se já comentei este texto mas, é como se fizesse parte dele. Não sei como explicar, apenas conforme vou lendo, vou vendo grande parte de mim. Me encontro nele mas, ainda, continuo sem respostas...sem socorro.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se já comentei este texto mas, é como se fizesse parte dele. Não sei como explicar, apenas conforme vou lendo, vou vendo grande parte de mim. Me encontro nele mas, ainda, continuo sem respostas...sem socorro.

    ResponderExcluir

Seu comentário faz parte da evolução de todos nós, critique, brigue comigo, concorde, discorde, estou aqui para aprender...