quinta-feira, 21 de maio de 2015

REDE SOCIAL... A REDE, CAIU NELA ?

        Como já disse em um dos "posts" em minha página, "rede social não é solução se não for bem utilizada".

        Você sabia que o objetivo principal da rede social era facilitar os contatos profissionais ?

        A rede social aproxima as pessoas ? Sim, com certeza, a rede social encurta distâncias, abrevia contatos, cria uma interação impensável à algumas décadas,

        Mas será que realmente sabemos fazer uso de todos os recursos, será que sabemos colocar a rede social para trabalhar a nosso favor ?

         Vamos pensar.

          PROFISSIONALMENTE.
          
          É público  e notório que vários recrutadores de empresas, vários responsáveis pelo RH, observam a conduta do candidato nas redes sociais, então, bom humor, visão política, vida social, opiniões pessoais de todo tipo devem sim ser pensadas e pesadas, pois a rede social nada mais é do que a sociedade entrando em sua casa, vivenciando "in loco" os seus passos e com alcance muito maior, já pensou nisso ? Portanto, pense bem em sua conduta nas redes sociais, pois trata-se apenas do seu universo, da sua realidade ampliada bilhões de vezes.
           Seja autêntico, e verdadeiro apenas pensando que, sua vida social real ou virtual, deve ser compatível, deve ser pautada pelos mesmos princípios, caso contrário as contradições podem tornar-se um "atraso" em sua vida.

        SOCIALMENTE.

        Existem pessoas que são socialmente aceitas no mundo virtual, mas que no mundo real não se "encaixam" , mas porquê isso ocorre ?
        Infelizmente algumas pessoas tem mais coragem, desenvoltura, são menos tímidas, quando estão sentadas à frente de um teclado, diante de todos, mas distante de tudo. ( Mas lembre-se... quando você fala na vida real, seu vizinho ouve, quando fala na rede social, seu bairro ouve... analogia pense nela ) Bom senso, só isso, toda exposição tem um preço, e nunca se sabe quem está do outro lado observando, nem tampouco quais as suas reais intenções.
        E aí... acabam sendo vistas como uma "contradição ambulante", pois postam frases de efeito, podem ser politicamente corretos ou não, podem ser radicais em suas opiniões ou não, enfim, existe todo um universo de atitudes e ações que podem fazer parte da vida virtual mas não da real, ou... vice versa.
        É preciso entender que as opiniões emitidas na vida real, se mantidas na virtual, terão seu alcance e resultados aumentados, ampliados de maneira exponencial, não e uma simples questão de receber mais ou menos críticas, mas sim de reconhecer que com um alcance maior o retorno pode ou não ocorrer. Mas o importante é, não deve ser algo escravizante.
       Seja você mesmo, jogue limpo, seja autêntico(a) em suas opiniões e tanto o real quanto o virtual poderão coexistir em harmonia,e claro... a maneira como você será visto(a) e recebido(a),
       Se você é coerente e mantém sua opinião à respeito de determinado assunto, se pauta sua conduta na vida real e virtual nos mesmos princípios, então a rede social trabalha com você, para você, à seu favor, e não contra fazendo com que morda a própria língua. (só para descontrair )
       Portanto cuidado ao julgar alguém pela rede social, se não conhece o real, acabará sendo muito injusto(a),e da mesma maneira como julgamos, podem estar nos julgando.
      Coerência e respeito...   só isso.

      RELACIONAMENTOS AMOROSOS.

      É, aqui complica.

      Aliás quando qualquer assunto toca o coração, tudo muda de proporção.
      Paixão, amor, atração... e nada disso (apesar da rima) condiz na esmagadora maioria dos casos, com a "razão".
         Você já pensou, já parou para observar no número de pessoas que você conhece direta ou indiretamente que expõe suas frustrações amorosas nas redes sociais, ou que buscam relacionamentos nas redes sociais ?
          É complicado, pois se pararmos para observar, a rede social amplia demais o leque de opções, se na vida real muitos ficam limitados ou consideram que as opções para "encontrar alguém" não apresentam diversidade ou quantidade, nas redes sociais isso se reverte, mas à que preço ? Será que a quantidade não traz também a falta de qualidade na mesma proporção ?
          Rede social não é remédio para solidão, não pode servir para determinar os rumos de uma relação, rede social é complemento, é uma ferramenta, mas uma ferramenta que demanda uma certa maturidade para ser utilizada.
       A rede social, se bem utilizada pode identificar afinidades, mas aí tudo vai depender do que você procura, lembre-se, vá sempre além da superfície.
         

        Um grande problema para equilibrar relacionamentos e redes sociais, é que a imaginação voa solta, inseguranças tomam proporções absurdas, e quem sofre com aquele "ciúme" doentio, ou quem não sabe separar passado e presente, certamente está em uma relação sem futuro.

        RESUMINDO... SE É QUE É POSSÍVEL.

        Política, economia, saúde, educação, relacionamentos... basta saber usar esta ferramenta incrível para crescer e evoluir em todos os sentidos.

        A rede social pode ser uma aliada... ou não.

        Tudo depende de bom senso, eu costumo pautar minha vida seja ela virtual ou real, em alguns princípios para que além do equilíbrio, eu seja coerente como espero que a vida seja comigo sempre, e como bem sabemos que toda ação provoca uma reação, a vida reage a nossa coerência. ( Pronto... e lá vem eles de novo, os "sinais" )

         Seja ( tanto na vida real quanto na virtual );

             - Coerente
             - Jogue limpo
             - Pratique o respeito
             - Tolerante
             - Educado(a)
         - Procure estudar o assunto, separe a paixão da razão nas discussões
         - Lembre que amizades e amores não valem tanto quanto política, futebol ou banalidades e afins
         
          Para julgar o virtual e o real, é preciso realmente conhecer ambos.

          Caiu na rede ? 

        

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário faz parte da evolução de todos nós, critique, brigue comigo, concorde, discorde, estou aqui para aprender...