terça-feira, 10 de maio de 2011

INDIVIDUALIDADE, ESPAÇO... O QUE FAZ UMA RELAÇÃO MADURA.

   Individualidade, espaço... são algumas das bases de uma relação madura, de um relacionamento, as outras estão ligadas a estas de tal maneira, que é impossível separá-las, são elas a confiança, o respeito e a lealdade.

  Quando você perde sua identidade, sua individualidade em uma relação, começa o desgaste, mesmo que não seja fácil de notar inicialmente, aos poucos a relação se transforma em algo doentio, ou até muito próximo disso. A própria palavra "individualidade" designa o "individuo" ou seja algo indivisível, que está ligado a você, à sua vida, seu jeito de ser e agir, perder isso é anular a própria existência, tornar-se um só significa compartilhar idéias e não a individualidade, significa que existem pontos em comum, mas unindo indivíduos diferentes.

  Qualquer relacionamento precisa de espaço, todos precisam de seu momento, seja só ou com os amigos (claro aqueles apaixonados talvez discordem de maneira veemente, mas da arraigada fé na relação pode vir a decepção, a negação é o primeiro sintoma de não ver o óbvio), a paixão costuma vendar os olhos de quem passa por isso. Mesmo os mais experientes não podem dizer que não acontecerá com eles, é involuntário e todos nós estamos sujeitos a estes... devaneios.

  Mas, a vida pode tirar esta venda, e ao reabrir os olhos, se você perdeu sua individualidade, pode chocar-se com a vida real e o que se passou à sua volta, pode surpreender-se com a maneira (ainda que involuntária) como abriu mão de amigos e de vivências que não voltam (vide o texto "amores vem e vão, amigos não"), e se voltam, não tem mais a mesma intensidade de antes.
  Estar com a pessoa de quem se gosta, a proximidade, o convívio são muito bons, mas ambos precisam de espaço,e só com muita confiança e respeito este espaço é possível, lembre-se "a insegurança é a base do ciúme imaturo que prejudica uma relação", não sufocar-se é difícil, ainda mais vivendo dentro deste turbilhão de emoções que é uma relação amorosa, afetiva.

  Como já descrevi em textos anteriores, fechar-se na concha que é uma relação, não é saudavel e além de sufocar, de criar um "claustro", traz uma gordura, um peso desnecessário ao relacionamento,e isto se agrava quando os amigos estão ficando distantes, antes de pensar "não é o meu caso", "sei o que faço, sou experiente", pense nisso, mude o prisma, use sua experiência e imagine como os outros enxergam sua mudança.

  O relacionamento é como viver nadando em mar aberto, existem correntes abaixo de você, surpresas que podem surgir, tormentas, e se você não respirar de vez em quando, como terá fôlego para continuar neste mar que é a relação? Para ter fôlego e continuar é preciso respirar de vez em quando, aí você mergulha de novo e vive as maravilhas deste mundo diferente,cheio de côres e texturas novas, mas lembre-se, tem que subir e respirar. 

  Quando um sabe nadar melhor que o outro, pode tentar ensinar, mas depende de cada um querer evoluir e aprender, lembre-se em mar aberto peso morto te leva para o fundo e aí....         !

  Todo relacionamento traz riscos, se não quer arriscar-se, não saia das pedras, fique na praia, mas se resolver mergulhar, se aparecer alguém para "nadar" com você, que os dois aprendam que é necessário respirar de vez em quando. O farol que deve guiar a relação é o do bom senso, o resto é só alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário faz parte da evolução de todos nós, critique, brigue comigo, concorde, discorde, estou aqui para aprender...