quarta-feira, 13 de abril de 2011

ONDE FORAM PARAR A EDUCAÇÃO E O RESPEITO?

    Como todo bom interiorano, ou caipira mesmo, fico preocupado com a falta de educação cada vez mais latente da população em geral.

    Não me refiro à educação dos bancos de escola, mas da que deveria vir de casa, aquela ligada ao bom senso e ao que chamamos de "berço" no interior.

    Vejo pessoas mais velhas em pé ao sol enquanto jovens conversam de maneira animada ao lado... e na sombra. Da mesma maneira jovens que não cedem seus lugares em lotações, trens e lugares onde é possível  sentar.

    Nas vagas para idosos dificilmente vejo os idosos mesmo as utilizando, geralmente são jovens buscando mais comodidade, um absurdo, mas... educação vem de casa, como será que eles convivem com os idosos da própria família?

   Educação em relação aos idosos, as gestantes, trânsito... atualmente a vida em sociedade nos deixa mais frios, mas menos educados? Como é possível?

   No interior cumprimentamos os vizinhos, mas em grandes centros, vivemos "encaixotados", "empilhados", tão próximos ou mais do que poderíamos estar vivendo em uma casa, os condomínios verticais são a maior prova do isolamento e da falta de educação que é uma crescente em nosso cotidiano. Entramos em elevadores, mal cumprimentamos os que encontramos lá , eventualmente ocorre uma simples troca de olhares e acenos frios,  como é possível não sentir-se mal com isso?

   Estas são pequenas constatações a respeito do nosso cotidiano e que infelizmente  são tão corriqueiras quanto o inverso o deveria ser. Antes de  lutarmos pelo meio ambiente, pelo desarmamento, por ideologias políticas, enfim vamos lutar pela volta da educação, da boa educação... um sorriso e um cumprimento amigável pela manhã podem mudar muita coisa no dia de alguém, mas se é preciso explicar até isso, então, esperar que educação seja uma meta é querer demais.

   Vamos pensar no próximo, vamos lembrar que os mais velhos tem diretos adquiridos por tudo o que já fizeram e produziram, e que educação, a boa educação, reflete o que se aprende em casa (pelo menos é o que se espera) senão pelo simples fato de fazer o certo, no mínimo pela vergonha de agir assim... educação, passe adiante.

  "a educação de um povo começa nas  primeiras lições de vida, as que vem de casa, da família, a escola é apenas o complemento  que apresenta o individuo a realidade social e suas regras"
                                                                          
                                                                         Téo.


  " A nossa sociedade está  regredindo... estamos voltando as cavernas, desrespeitar os mais jovens, os que possuem alguma limitação física ou intelectual e os mais velhos, seria uma pratica aceitável  quando era necessário caçar, e cultivar para sobreviver, para quem já conhece o delivery... é inaceitável. Pena que ainda não inventaram o Disque Educação ou o Disque Respeito".
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário faz parte da evolução de todos nós, critique, brigue comigo, concorde, discorde, estou aqui para aprender...