domingo, 29 de março de 2015

COMO É O SEU RELACIONAMENTO ? "NUTRITIVO", "EQUILIBRADO, OU... "DE EXAURIR" ?

      Estranho ouvir, ou melhor... lêr à respeito de relacionamentos utilizando estas palavras ?
      Vamos pensar à respeito.

       RELACIONAMENTO NUTRITIVO.

       Porquê não chamar assim, aquele tipo de relação boa para ambos ? Aquela relação onde realmente ocorre uma soma, onde não ocorre o encontro de metades, mas sim de inteiros.
      Quem busca uma metade deve sempre ter em mente que precisara se desdobrar para ajudar a outra parte a preencher seus espaços e vice versa, isso demanda tempo, energia e gera desgaste.
      No relacionamento nutritivo, as partes dividem uma compreensão e um companheirismo sem precedentes, onde mais do que amantes, são amigos, são companheiros, são... cúmplices.
     No relacionamento nutritivo, as decisões quando a presença do outro não é possível, são tomadas com base naquilo que ambos teriam prazer em dividir, pois conhecem o gosto um do outro, conhecem as preferências, e isso é possível devido a transparência presente desde que se conheceram, e que foi uma constante em sua convivência,e neste ponto, que me perdoem os mais novos, mas na esmagadora maioria dos casos, só é possível com alguma maturidade, com alguma experiência, coisas de quem já sabe... "namorar", pois sabe o que é interessante ou não para a relação e sabe acima de tudo, valorizar o tempo.

       RELACIONAMENTO EQUILIBRADO

       Equilíbrio... a própria palavra já diz tudo, eu diria que o relacionamento nutritivo, passa por esta etapa, ou que esta etapa do equilíbrio é a que precede a real chegada da maturidade emocional, afetiva, aquela responsável pelos relacionamentos de sucesso.
       Quando existe equilíbrio na relação, existe aquela simbiose natural, onde espaços são respeitados, e onde faz-se valer a eterna negociação, ou seja... onde o "ceder" deve fazer parte sempre ativa da relação, e neste ponto deve haver o equilíbrio, pois o ceder implica em invadir ou não os espaços... e como dito acima, eu acredito que a manutenção dos espaços seja uma das bases do equilíbrio, é um ciclo que precisa sempre ser fechado e bem trabalhado, pois é a sua manutenção que garante a relação.
      Como você lida com espaços ? Como você lida com o... ceder ? E mais, como você trabalha o equilíbrio da sua relação ?

      O RELACIONAMENTO QUE EXAURE.

      É o oposto do relacionamento que nutre, que é equilibrado, pois além de diminuir os espaços, ele cria distâncias, fomenta as discussões muitas vezes sem sentido, diria que é um dos embriões do ciúme desmedido ou doentio, da insegurança, do "querer" que ambos vivam em uma bolha, é o princípio do fim... aliás, quando uma relação começa já com estas bases ( e lembre-se nunca será logo "de cara", pois no início é preciso conquistar ), está fadada ao fracasso, para isso é preciso reconhecer aqueles sinais que só se aprende apanhando muito no campo emocional, que só se aprende, observando... e reconhecendo os sinais.
     Exaurir... esta é mesmo a palavra, pois acaba com a qualidade do tempo na relação, a qualidade do tempo que deveriam aproveitar melhor, juntos.
     Um relacionamento que exaure, é baseado na falta de confiança, na falta de espaço, na falta de respeito ao gosto pessoal de cada um, não existem "concessões" mas apenas trocas e em alguns casos a criação de situações que possibilitem a uma das partes dizer... "você teve ou fez isso então eu também posso".
     Ou seja... fadado ao fracasso, é o típico relacionamento que servirá apenas de aprendizado.

        QUER TER UM RELACIONAMENTO NUTRITIVO ?

         - Saiba ouvir
         - Tenha interesse pelo cotidiano do outro
         - Saiba reconhecer quando o outro precisa de espaço
     - Nunca deixe passar o momento que precisa ser discutido, deixar passar o momento só garante que o stress será levado adiante e se fará presente quando desnecessário.
         - Pratique a transparência sempre, no tocante a relação
         - Entenda que tudo tem sua hora, seu momento
         - Dê qualidade aos momentos juntos, nem tudo que parece um bicho de sete cabeças realmente o é, pequenas bobagens podem gerar stress desnecessário, quando estiver junto, viva a presença do outro.
       - Seja sempre claro em relação ao que gosta ou não, basta saber conversar.


          QUER TER UM RELACIONAMENTO EQUILIBRADO ?

          - Quando os itens que foram descritos no relacionamento nutritivo estiverem começando a fluir, é sinal de que o equilíbrio está próximo. 


         QUER SABER SE SEU RELACIONAMENTO É DO TIPO QUE... EXAURE ? ( Autodestrutivo )

         - Ciúme desmedido ? 
         - Precisa "controlar" o tempo todo ?
         - Não entende o que significa "respeitar o espaço" ?
         - Não entende que as vezes o outro precisa do silêncio dele ?
        - Acredita que duas pessoas que se amam se bastam,e portanto não precisam de mais ninguém ou de vida social intensa ?
        - Estabelece metas unilateralmente ?
        - Acredita que pode e deve mudar a essência da pessoa que te atraiu ?

        Se a resposta foi sim para até  3 perguntas, as chances de melhorar são de... 70%

            Se a resposta foi sim para até 5 perguntas, as chances da relação dar certo são de...   40%

            Acima de 5 afirmativas...  sinto muito.

         Claro, em tom de brincadeira vamos quantificando (nada muito científico, afinal não sou um expert no ser humano, aliás ninguém o é, somos únicos e nem sempre previsíveis, mas emitimos sinais, basta observar ), mas se paramos para analisar, não foge muito a realidade concordam ?

           O segredo é fazer a si mesmo as perguntas certas.

           - O que eu quero ?
           - O que eu preciso ?
           - O que eu mereço 
           - O que eu tenho a oferecer para uma relação madura ?


          No fundo devemos sempre lembrar das palavras de Yeats ( que eu costumo citar sempre )
            " Estes são os meus sonhos que deposito aos seus pés, cuidado ao pisá-los"

             Lembre-se, somos feitos de sonhos.

             E jamais sinta culpa se alguém "sonhou" por você (sonhar é um direito individual, sonhar "junto" é diferente, e só existe verdadeiramente nas relações 100% nutrituvas, que somam), isso faz parte dos erros da relação que exaure, são as decisões unilaterais, e à partir delas nasce a vontade/necessidade de mudar o outro, e isso é errado, para não dizer... totalmente imaturo.


             Só mais alguns dias observando as relações... 
          

Um comentário:

  1. Perfeito o texto .
    Com o tempo vai chegando a maturidade e ai da pra fazer uma leitura do relacionamento e ver o quanto ja teve de erros e o quanto evoluimos

    ResponderExcluir

Seu comentário faz parte da evolução de todos nós, critique, brigue comigo, concorde, discorde, estou aqui para aprender...