domingo, 12 de fevereiro de 2012

CRENÇAS, PREFERÊNCIAS, OPINIÕES... QUESTÃO DE RESPEITO.

        Você acredita em quê?

      O que você admira?
  
      O que te surpreende?

      E... se estas perguntas fossem feitas em sentido contrário?

      Em que você não acredita?

      O que você não admira?

      O que não te surpreende?

      Em qual dos dois casos você já teria a resposta na ponta da língua?

      Ninguém é dono da verdade, não existem verdades absolutas ou respostas para todas as questões, o mundo é feito de opiniões, crenças, preferências, e assim somos moldados, bem como  a intolerância e a falta de respeito pelo próximo.

      O segredo, se é que existe algum, é praticar aquilo que esperamos do próximo, o "respeito".

      O resto são apenas frivolidades, amenidades as quais damos valor, aliás, mais valor do que realmente devem ter.

      Crenças...

      ...são depósitos de fé, de esperança, de conforto.
      Podemos nos basear em religiões, e no abismo que as interpretações errôneas e equivocadas ( para não dizer tendenciosas) geram, e cuja manutenção é diuturnamente praticada por interesses comerciais, é o alento do "bolso" em detrimento do alento da "alma".
      Todas as religiões merecem respeito, simpatia, todas possuem citações, ideias e conceitos louváveis, todas possuem seu valor inquestionável, o que impede que isso seja observado, é a interpretação que o homem dá a elas.
      Não existem mandamentos ou citações de que massacrar inocentes seja glorioso, tampouco que não contribuir financeiramente seja "pecado".
      É a manipulação do povo, pela fé... ou seja é o total desrespeito com a sua crença, a sua fonte de conforto.
      O segredo é o... respeito.

      Preferências...

      ...sejam elas religiosas, sexuais, musicais, políticas, não importa, o que importa é que a base de tudo isso une agora duas palavras que só tem sentido se você lê com os olhos ligados ao coração... "respeito e tolerância", e assim os abismos diminuem, as distâncias encurtam, e a mão amiga fica mais próxima.
       Todos nós temos em algum momento, aquele rompante não de genialidade, mas de aproveitar o instante exato de expor, buscar ou trabalhar uma ideia. Musicalmente pode não agradar à todos mas ninguém pode desmerecer este momento de "coragem", e assim segue em todas as areas e momentos de nossa vida, do cotidiano,  neste caso o grande empecilho é a inveja (inveja= preguiça + falta de humildade ).
        Neste momento as palavras chave são... esforço/abnegação.

        Opiniões...

         ...todos tem, alguns expoem, outros ridicularizam, alguns desprezam, mas no fundo o que elas demonstram é a diferença entre  opinião própria, ou conformismo,e isso afeta tudo o que foi descrito acima.
         Quem tem opinião própria questiona dogmas, mandamentos, citações, preconceitos, conceitos, e tabus da sociedade como um todo, não pelo simples fato de questionar, mas sim por entender que existem pontos onde não cabem a intolerância, o conformismo, a falta de humildade, a exploração da fé e das crenças.
         A firmeza de opinião unida a estes pontos torna a estrutura de qualquer um inabalável e admirável, são a base do caráter de uma pessoa.

         Eu tenho minhas crenças, opiniões e preferências...

            Eu creio...

            no ser humano...
            no respeito...
            no diálogo...
            em observar, aprender, entender.

            Eu prefiro...

            amores sinceros...
            amigos leais...
            inimigos declarados...
            rever conceitos.

            Minha opinião...

            ...não importa. o importante é que todos nós temos direito a opinar, direito a expressão, a preferências, crenças, mas esta é só a opinião de alguém que toma por máxima o fato de que o direito de uma pessoa termina onde começa o do próximo, e o respeito que todos merecem começa no ponto onde o bom senso é questionável.

             Respeito, tolerância, boa vontade.

             Dá para praticar sem esforço, são os exercícios que mais fortalecem, embelezam e nos tornam atraentes. (essa é a única vaidade que tem valor...) O que você quer atrair para você?

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário faz parte da evolução de todos nós, critique, brigue comigo, concorde, discorde, estou aqui para aprender...