domingo, 23 de outubro de 2011

AUTOESTIMA NÃO É EGOÍSMO

        Apesar de correlatas no sentido ao qual se aplicam, são palavras bem diferentes, e podem "fazer a diferença" para aqueles que encontraram seu momento de "limpar a gaveta" (vide texto neste blog) e seguir em frente, ou apenas retomar o movimento natural.

        Autoestima... é a base do equilíbrio que todos nós devemos ter, mesmo que aparentemente só se faça notar em alguns momentos ela sempre está lá. Faz parte da autoestima, o "gostar-se", o "cuidar-se", o "respeitar-se", são os "...-se" que mantém o individuo em movimento, em evolução quando estes estão presentes, e com certeza nada tem haver com egoísmo.

         Quando chega aquele momento mágico, aquele minuto diante do espelho em que você hesita, e olhando nos próprios olhos pergunta a si mesmo;

          -"eu preciso disso?"
          
          -"o que eu estou fazendo comigo?"

         -"o que eu estou permitindo que façam comigo?"

         -"vale à pena?"

         É neste momento que as oportunidades, os caminhos, as opções voltam a "pipocar" à sua volta, fica aquele sentimento de culpa para os que confundem autoestima com egoísmo, afinal parece que você está pensando só em você, esquecendo de algo, de alguém, mas se estas perguntas surgiram diante do espelho, será egoísmo mesmo? Ou será aquele instinto de auto preservação, a... autoestima?

         Em tempos de "caserna" ouvia muito uma frase, "quem tem que ter dó do seu couro é você", o que no fundo não deixa de ser verdade, você que está lendo isso pode ou não concordar comigo, ao menos não neste momento, mas eu garanto, nada tem haver com egoísmo.

         São inúmeras as situações que podem mexer com este sentimento, com estas sensações mas se fosse possível classificá-las em uma ordem específica creio que seria algo do tipo;

         1º- Relacionamentos amorosos, afetivos...

         2º-Problemas familiares...

         3º-Problemas profissionais...


         4º-Problemas de saúde, fisicos...

         5º- Situações sociais desconfortáveis...

       Enfim, sempre ligados ao seu interior, as decisões que deve tomar e que nunca afetam somente você, mas que podem e geralmente estão relacionadas a outras pessoas. Agora voltando a frase que citei, qual a probabilidade de alguém ter "dó do seu couro" como só você poderia ter? Sabe o que acontece quando você espera que isso ocorra? Quando espera que outra pessoa tenha "dó do seu couro"? Você coloca o seu valor lá embaixo na escala de importância para esta pessoa.

       No âmbito amoroso, afetivo, é o inicio do fim da relação.

  No meio profissional... limita seu crescimento.

          Na sociedade... deixa você invisível.

          E a pessoa que você vê refletida no espelho pela manhã,  perde o valor, o brilho, a alegria, a personalidade.

         Autoestima, é aí que ela deve estar, deve entrar, deve voltar para sua vida, sua rotina, sua realidade. 

          Valorize-se, olhe para você mesmo, pense em tudo o que já construiu, as vidas que tocou, pense até mesmo nas oportunidades que surgiram,nas que deixou passar, mas notou que se elas surgiram...  se elas estiveram ali... foi porque você mereceu concorda? Você criou o meio para isso.

             Como sempre vou "martelar" aquele meu velho bordão... "NADA É POR ACASO, O ACASO É RESULTADO DO SEU DESCASO, PRESTE ATENÇÃO AOS SINAIS" (texto de mesmo nome neste blog), e neste caso ou acaso(?) será que não foram suas escolhas que criaram esta situação, que trouxeram este marasmo, esta sensação de impotência para sua vida? Nada mais lógico do que ter em mente que os sinais sempre estiveram aí, você apenas os ignorou (e neste caso foi... egoísta em relação a você mesmo) então que tal começar a observar os sinais, e seguir o caminho contrário?

          A única pessoa que pode derrubar você, que pode parar a sua vida em todos os sentidos, é você, e neste caso jamais confunda autoestima com egoísmo, autoestima é evolução, egoísmo é privar as pessoas que estão ligadas a você do seu convívio real, se elas estão próximas se alguém demonstra preocupação, é porque você merece, é porque alguém já notou o seu valor, mas você e só você pode permitir isso... evolua, permita-se.

             Saia da frente dessa telinha... dê uma volta, tome um café, um sorvete, ande pela rua, sob o sol ou à sombra... não importa, respire fundo, encha os pulmões e olhe à sua volta de maneira despretenciosa, as oportunidades vão surgir, os sinais, e aí é com você... permita-se.

               Tem aquele amigo doido engraçado? Aquela pessoa com quem gosta de conversar? Aquela praça simpática por onde sempre passa e imagina como deve ser gostoso sentar lá, comer uma pipoca, então faça... permita-se, lembre isso não é egoísmo, é evolução, são pequenos prazeres que você deve a você mesmo, e que elevam a auto estima.


5 comentários:

  1. Olá amigo-karma!!! Tenho vários comentários hj sobre este post!

    Primeiro: meu texto de amanhã fala exatamente sobre isso ... preciso linkar vc no meu texto, posso?

    Segundo: quando descobri a doença, sabia q muita coisa ia mudar na minha vida, uma dessas mudanças seria o relacionamento, pois apesar da autoestima ter me ajudado muuuuito na minha recuperação, não posso ser egoísta ao ponto de me relacionar com alguém e esconder o fato de ter Esclerose Múltipla ... isso sim é egoísmo, autoestima nem um pouco e todos devem ter!!! Faz bem pra saúde, para o profissional, para o relacionamento, para o seu bem-estar .. etc etc etc!

    Terceiro: por algum motivo que até hj eu não sei, profissionalmente estava me sabotando de uma certa forma, aceitando e levando meu trabalho numa infelicidade tão grande, que mesmo amando o que eu faço, não posso mais permitir fazer isso comigo ... agora só posso PERMITIR algo que me faça bem e seja compensatório!

    Quarto: quem pensa que ter autoestima é egoísmo??? desculpa ... se vc pensa assim, está na hora de procurar um psicólogo. Hoje vivemos num mundo totalmente egoísta e ninguém pensa em mais ninguém, somente em si ... são raras as pessoas que pensam nos outros, ajudam sem pensar num retorno, se preocupa com os sentimentos alheios, respeita opiniões das pessoas ... quer que eu continue??? Então, sim, e falo por experiência: PENSE EM VC!!! Não é egoísmo ...

    Quinto: só dê valor para quem te dá valor ou vc sinta que deva! Mas nunca esqueça de vc!!! Nunca ...

    Acho que falei muito!!! rsrsrs

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. ESSE CERTAMENTE É UM EXERCÍCIO DIÁRIO!!
    ENTÃO VAMOS MALHAR..RSS

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É Esclerosada amiga... ainda bem que algumas pessoas não confundem o "gostar-se" com o "egoísmo", mas sabemos que existem pessoas que se gostam, que sabem do valor da autoestima, que estão longe do egoísmo e que realmente preocupam-se conosco concorda? Somos a prova viva disso... pode escrever sempre, o quanto quiser...bj.

    ResponderExcluir
  5. E NÃO É BOM QUANDO É RECÍPROCO??? É RARO, MAS EXISTE!!! RS

    ResponderExcluir

Seu comentário faz parte da evolução de todos nós, critique, brigue comigo, concorde, discorde, estou aqui para aprender...