A REDE SOCIAL SEMPRE EXISTIU, O QUE MUDOU FOI A VELOCIDADE DE DISSEMINAÇÃO INDEPENDENTE DA DISTÂNCIA.
Você já parou para pensar no alcance das suas ações, palavras, gestos e até omissões ?
Você já imaginou o impacto que isso pode causar na vida das pessoas, e como isso pode afeta-las ?
Você já parou para pensar, que o que hoje chamam de "network" é na verdade aquele "boca a boca" que os vizinhos faziam antigamente ? É... " Você viu, a filha da D.Cida abriu uma loja de aviamentos aqui perto, ficou mais prático né ? ", com isso uma provavel cliente já sabe que nas imediações pode encontrar soluções, além de prestigiar uma conhecida.
Agora aplique isso em escala (proporção) maior, tanto para alcance quanto para velocidade.
Por isso junto com toda esta modernidade e facilidade, veio uma grande responsabilidade.
Você pode alavancar um negócio, ou enterrá-lo antes mesmo de começar, basta um comentário errado, para a pessoa certa, que repasse para um conhecido com uma visão equivocada.
E assim tem sido a vida on line.
Quantos amigos/conhecidos, você leva para uma conversa quando surge a oportunidade ? " Oi, você disse que precisa avaliar o seu imóvel não é ? Sabe o Téo ? Pois é, está trabalhando com isso, fale com ele, de repente... ". (não é uma indicação, mas uma divulgação que certamente você gostaria que ocorresse em relação a você e seu negócio... estou errado ?)
Pense nisso, pois o universo leva e traz as sementes da colheita.
Nada é por acaso, nem mesmo você aqui lendo esse texto, pense nisso.
Vamos pesar um pouco mais a mão ?
Já ouviu falar de Stanley Milgran ? Em 1967 esse sociólogo fez um experimento, entregou a 300 pessoas, cartas endereçadas a um corretor da bolsa (que nenhum deles conhecia diretamente ou ouvira falar, e pediu que repassassem a um conhecido que tivesse a chance maior de repassa-la até o corretor.
E ficou comprovado que em média após 5 repasses, a carta chegava ao destino.
Quanto do que você vive hoje, é fruto de cinco ou seis repasses ?
Lembra do "telefone sem fio" ? Aquela brincadeira na qual a informação era repassada adiante, e normalmente chegava distorcida lá na frente, no final ?
Aplique a sua vida, a sua realidade, as suas relações interpessoais, e depois comece a observar tudo o que está dando certo ou não hoje.
Agora imagine quais ações suas podem chegar a pessoas próximas de você, como um boomerangue que você lançou aleatoriamente,e que pode voltar e atingir quem está ao seu lado.
Transformações para o bem ou para o mal, tudo vai depender da intenção, de como foi lançado, e como o caminho foi alterado, e por quem.
Por isso, pense à respeito de quantas vidas você toca com suas ações, omissões,palavras... na volta pode ser que atinja alguém que você ama, e isso poderá ser mais doloroso do que ser atingido diretamente.
Quer um exemplo mais... "moderninho" ?
A mulher empoderada, independente, dona do próprio nariz e que pensa; "se o homem pode sair e transar porque eu não posso ?".
Claro que pode minha filha... mas... será que no futuro considerarão como "vivida" ou... "rodada" ? (não brigue comigo pelo exemplo dado, apenas compreenda que nada vai mudar no grito,e nem tão rápido quanto as configurações das redes sociais, a rede social virtual é uma coisa, a vida real é outra).
Imagine que atitudes suas podem em algum momento chegar aos olhos e ouvidos de alguém próximo, será que esse alguém merece isso ?
Outro exemplo ? Você tem um negócio, mas seus... "amigos" não costumam comentar (comentário não é indicação!), mas pode ter certeza, de que na primeira oportunidade, se souberem que você não comenta à respeito do trabalho deles, estes ficarão "chateados".
Ficou tão banal, corriqueiro, que poucos lembram de... "prints", "filmagens", "gravações", e de como esse telefone sem fio corre, só que na brincadeira em uma rodinha com menos de uma dezena era uma coisa, repassado as dezenas por dia... é outra.
Pense naquilo que você merece, naquilo que deseja para quem lhe é caro, e observe mais quem entra na sua vida, porque aparentemente pode ser um primeiro contato, quando na verdade chegou devido a mensagem (talvez muito distorcida) que recebeu lá na outra ponta.
Seja o vizinho com cadeira na calçada... pretigie amigos que estão empreendendo, divulgue, se não tem nada de bom para falar de alguém, não fale, se não for crucial a sua opinião, não a jogue na conversa, e se sentiu-se ofendido(a) pelo que leu, me desculpe, aqui é meu espaço, opino, calculo, divago...
Quer entender a cabeça deste que deixou as palavras aqui ?
Trace uma linha horizontal em um papel, e depois ao longo dela vá colocando os desdobramentos que ocorreram devido a uma ação sua,e de cada desdobramento puxe mais uma linha e imagine possiveis desdobramentos novamente... procure saber o que é "espinha de peixe", facilita para estudar também é um exercício mental.